Planos Paulino Neves bimestrais

Agosto a Novembro de 2013


Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Agosto e Setembro

DISCIPLINA: Geografia                                                                       ANO: 6º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
02/08
Relacionar um tipo de vegetação a área climática do globo


Cap. 5
A geografia física dos ambientes terrestres: clima e vegetação


Aula expositiva e dialogada discutindo imagens

Exercícios
09/08
Entender que dependendo da zona climática, da temperatura e da altitude tem-se diferentes tipos de vegetação
Conhecer os principais tipos de floresta do mundo identificando as do Brasil

A superfície terrestre e a vegetação
·                     

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos

Participação
16/08
Entender a água como recurso natural vital e finito

Cap. 6
A geografia física dos ambientes terrestres: água e relevo
Desgaste e construção da superfície


Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos levando o aluno a pensar e discutir com o professor tipo de ação sobre o meio
Além de leituras individuais

23/08
Relacionar as águas fluviais ao relevo

A ação humana sobre o ciclo da água
Trabalho avaliativo em sala de aula

Imagens e aula expositiva sobre o assunto
Resolução do trabalho em sala
30/08
Perceber que a ação humana modifica a paisagem
cont. A ação humana sobre o ciclo da água





13/09

Saber ler um mapa a partir de seus elementos
Identificar legenda, escala, orientação e titulo em um mapa

Cap. 7
As imagens, os lugares e os mapas
Oriente seu mapa


Uso de mapas e imagens de satélites de vários lugares e de Paulino Neves
Exercícios
20/09
Identificar a coordenada geográfica de um lugar ou país utilizando um mapa com paralelos e meridianos
Saber que os mapas são feitos a partir de imagens aéreas ou de satélites

As coordenadas e as legendas
Cada mapa em sua escala


Uso de mapas de coordenadas geograficas
Com paralelos e meridianos

27/09

Prova


Realização e resolução da prova escrita

·          





RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fundamentos, 6º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013







Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Outubro e Novembro

DISCIPLINA: Geografia                                                                       ANO: 6º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
04/10
Assimilar o planeta Terra como uma fonte de vida e de divisão cultural e geográfica



Cap. 8
A vida no planeta Terra



Aula expositiva e dialogada discutindo imagens

Exercícios
11/10
Reconhecer no planeta Terra uma diversidade biológica

Um planeta biogeográfico
A geografia da vida na Terra

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos

Participação
18/10
Saber que os seres animais se relacionam com o meio e tem entre si uma relação de interdependência


Cap. 9
A diversidade garante a existência da vida
Os seres humanos e a diversidade da vida


Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos levando o aluno a pensar e discutir com o professor tipo de ação sobre o meio
Além de leituras individuais
Imagens e aula expositiva sobre o assunto

25/10

Trabalho avaliativo


Resolução do trabalho em sala
01/11
Saber que os seres animais se relacionam com o meio e tem entre si uma relação de interdependência


Cont. Os seres humanos e a diversidade da vida




08/11
Diferençar espaço físico de espaço político, no entanto, relacioná-los

Cap. 10
Terra: espaço físico e território político
Bandos e tribos


Uso de mapas e imagens de satélites de vários lugares e de Paulino Neves
Exercícios
15/11
Localizar em uma mapa as principais tribos do mundo

O mundo estruturado em países
O incremento das relações internacionais


Uso de mapas variados e de Paulino Neves


22/11
Conhecer através de um mapa algumas das organizações mundiais

Os países e a gestão política


Uso de mapas do Maranhão, Brasil e Mundi

29/11

Prova


Realização e resolução da prova escrita

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fundamentos, 9º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013












Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Agosto e Setembro

DISCIPLINA: Geografia                                                                       ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO

Conhecer o que é a ONU e Conselho de Segurança

Cap. 3
O espaço dos governos mundiais


Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos levando o aluno a pensar e discutir com o professor

Exercícios


A ONU e o Conselho de Segurança


Imagens e aula expositiva sobre o assunto


Saber que os países se organizam em blocos econômicos

Outros Blocos, associações e organizações


Uso do data show com mapas e imagens



Trabalho avaliativo


Resolução do trabalho avaliativo


Saber que os países se organizam em blocos econômicos e ONGs

As Organizações não Governamentais


Uso do data show com mapas e imagens


Compreender a dinâmica populacional dos países e o que revela o IDH-Indice de Desenvolvimento Humano sobre os países

Cap. 4
Um mundo de populações


Uso de mapas de população e imagens variadas relacionadas ao tema

Exercícios

Compreender a dinâmica populacional dos países e o que revela o IDH-Indice de Desenvolvimento Humano sobre os países

A geografia das desigualdades e o que o IDH revela


Leitura individual e coletiva, além da resolução das atividades

Revisão dos conteúdos trabalhados no bimestre



Prova










RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fluxos e redes, 9º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013


















Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Agosto e Setembro

DISCIPLINA: Geografia                                                                       ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO

Conhecer os acordos e blocos das Américas, da Europa e da Ásia



Cap. 5
As integrações e desintegrações americanas
América, Américas


Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos levando o aluno a pensar e discutir com o professor o assunto

Exercícios


Uniões e acordos na América Latina


Imagens e aula expositiva sobre o assunto


Conhecer os acordos e blocos das Américas, da Europa e da Ásia

Cap. 6
As articulações e desarticulações europeias


Uso do data show com mapas e imagens



Trabalho


Resolução do trabalho avaliativo

Conhecer o bloco que o Brasil faz parte na América do Sul


A formação da União Europeia
A URSS e a Guerra Fria


Uso do data show com mapas e imagens


Conhecer a regionalização do mundo evidenciando o Oriente Médio e a Ásia Central

Cap. 7
O Oriente Médio e a Ásia Central


Uso de mapas de população e imagens variadas relacionadas ao tema

Exercícios

Conhecer a regionalização do mundo evidenciando o Oriente Médio e a Ásia Central

A Ásia Central


Leitura individual e coletiva, além da resolução das atividades

Revisão dos conteúdos trabalhados no bimestre



Prova










RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fundamentos, 8º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013



















Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Outubro e Novembro

DISCIPLINA: Geografia                                                                       ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO

Conhecer a regionalização do mundo evidenciando a China, India, Japão e Tigres Asiáticos

Conhecer as particularidades dos países asiáticos e tigres asiáticos

Cap. 8
A Índia, a China, o Japão e os Tigres Asiáticos


Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos levando o aluno a pensar e discutir com o professor o assunto

Exercícios


Reconhecer e identificar o continente africano em um mapa
Relacionar determinadas caractersiticas ao continente africano
Cap. 9
A África


Imagens e aula expositiva sobre o assunto


Compreender o que o regime do apartheid significou para a África do Sul




A diversidade do meio físico
A África do Sul e o apartheid



Uso do data show com mapas e imagens



Trabalho


Resolução do trabalho avaliativo

Conhecer as características do continente antártico e da Oceania
Cap. 10
A Oceania e a Antártica


Uso do data show com mapas e imagens



Oceania: as marcas do passado


Uso de mapas de população e imagens variadas relacionadas ao tema

Exercícios

Conhecer as características do continente antártico e da Oceania
Antártida: fronteiras diferentes


Leitura individual e coletiva, além da resolução das atividades

Revisão dos conteúdos trabalhados no bimestre



Prova










RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fundamentos, 8º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013











Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Agosto e Setembro  

DISCIPLINA: História                                                                        ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO

Compreender o período entre Guerras e o que foi a Revolução Russa e quais mudanças provocaram no mundo


Cap. 6
Como foi o período entre guerras?
Crise de 1929
Nazismo e Fascismo


As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow




Localizar países e regiões históricas e de conflitos e mesmo mudança geopolítica usando o mapa múndi



Cap. 7
Por que o mundo se envolveu na Segunda Guerra Mundial?
Politica de alianças
Novas fronteiras geopolíticas


Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa

Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades

Exercícios

Perceber com o uso de uma mapa as mudanças politicas do mundo pós guerra


Cap. 8
Como ocorreu a crise das oligarquias?
Crescem as cidades e as indústrias


Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas
A ser combinado



Trabalho


Resolução do trabalho escrito







Compreender que o Brasil passou por diversas crises e mudanças ao longo dos anos do século XX
1930: fim do “café com leite”
Cap. 9
Como o Brasil ficou entre a Ditadura e a Democracia
1937: um golpe na democracia



Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas




Compreender que o Brasil passou por diversas crises e mudanças ao longo dos anos do século XX
A ditadura do Estado Novo
Queda de Vargas


Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano

Exercícios

Assimilar o que significou a Guerra Fria

Compreender o processo de descolonização da África e Ásia
Saber que esse processo se deu de forma lenta e custosa
Cap. 10
O que significou a Guerra Fria?
Descolonização da África e da Ásia


Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano




Prova




RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela história, 9º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. – (Coleção navegando pela história)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013






Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013   Outubro e Novembro   

DISCIPLINA: História                                                                        ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO

Diferenciar Ditadura de Democracia brasileiras



Cap. 10
O que significou a Guerra Fria?
Descolonização da África e da Ásia


As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow




Saber que consequências e mudanças causaram para o Brasil a Ditadura e os programas de vários governos

Perceber as metas de governo do presidente que deu impulso ao relativo cresciemnto brasileiro
Cap. 11
Como foram a política desenvolvimentista e a Ditadura no Brasil?
Governo JK: “50 anos em 5”
Jânio e Jango: a frágil democracia
Regime Militar


Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa

Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades

Exercícios

Saber que esse periodo o Brasil viveu um momento de intensas mudanças estruturais e políticas

Cap. 12
Como foi a redemocratização do Brasil?
Das Diretas Já ao Impeachment: o endurecimento da democracia brasileira
Desemprego, miséria e analfabetismo


Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas
A ser combinado



Trabalho em sala


Resolução do trabalho escrito

Que o periodo favoreceu desemprego, miséria e anlafabetismo no país
Cont.
Das Diretas Já ao Impeachment: o endurecimento da democracia brasileira
Desemprego, miséria e analfabetismo






Saber que a URSS espalhou agentes por todo o mundo, inclusive no Brasil
Cap. 13
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
Desestruturação da URSS
Unificação de mercados


Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas




Diferenciar as formas e ações governamentais na era FHC e LULA
Cap. 14
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
A era FHC
A era LULA


Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano

Exercícios

Diferenciar as formas e ações governamentais na era FHC e LULA
Cont.
Cap. 14
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
A era FHC
A era LULA

Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano




Prova




RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela história, 9º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. – (Coleção navegando pela história)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013



Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: História                                                                      ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
03/05
Diferençar nacionalismo de liberalismo

·                    Liberalismo e Nacionalismo: França, Alemanha e Itália
02
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens características da época

Exercício
06 e 10/05
Ler O Manifesto Comunista e fazer um Manifesto em defesa do Trabalhador
Entender que Max e Engels escreveram o Manifesto devido as condições desumanas de trabalhos na Europa no século XIX.
·                    Socialismo: a voz dos operários
·                    Manifesto Comunista
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e produção de um manifesto feito de forma individual pelos alunos

 Trabalho escrito
13 e 17/05

·  Perceber que houve rivalidades entre as naçoes imperialistas do século XIX.

·  Diferençar o Imperialismo na Europa, Ásia, América e África


·         Por que havia rivalidades entre as nações imperialistas? Capítulo 2 [p.31 a 32]
·         Imperialismo na América: a dominação Norte-Americana [p. 32 a 34]
·          
03

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos levando o aluno a pensar e discutir com o professor cada forma de imperialismo do século XIX.
Além de leituras individuais
Exercício escrito
20 e 24/05
·               Entender que esse periodo foi marcado por conflitos e Guerras e trouxe muitas transformações às nações envolvidas.


·                    Imperialismo na África e na Ásia: a dominação europeia e a japonesa [p. 35 a 45]
03
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo reforçando o entendimento do capítulo.
Exercício extra sala
27 e 31/05
Saber que o Norte e o Sul dos Estados Unidos entraram em guerra por diferenças de pensamentos escravocratas

Entender que o sul era escravocrata e o norte mais liberal em relação a escravidão no período da abolição da escravidão

Fazer aula de campo e produzir relatório

Por que o Norte e o Sul dos Estados Unidos entraram em confronto? [Cap. 3] p. 46
A Conquista do Oeste [p. 47 a 49]
03
Aula dialogada e discutida
Nesse conteúdo leva-se o aluno a pesquisar na internet e outros livros os conteúdos trabalhados

Será realizada uma aula de campo obedecendo o projeto de Leitura da Escola possivelmente nessa data ou na semana seguinte (entre 27 de maio e 07 de junho) [a combinar com os alunos]

A aula de campo será realizada com roteiro de observação elaborado pelo professor e acontecerá na área central de Paulino Neves para observar o Patrimônio arquitetônico antigo da cidade.
Prova escrita

Relatório de aula de campo
03 e 07/06
Apresentar o mini seminário explanando aos colegas sua parte nesse trabalho

Entender que o sul era escravocrata e o norte mais liberal em relação a escravidão no período da abolição da escravidão

Compreender o que foi a Guerra de Secessão

Sul escravista x Norte Liberal: Guerra de Secessão [p. 50 a 56]
03
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão apresentação de mini seminários.

Participção e apresentação do mini seminário
10 e 14/06
Apresentar o mini seminário explanando aos colegas sua parte nesse trabalho

Apresentar e discutir os motivos da Primeira Guerra Mundial

Como foi a Primeira Guerra Mundial?
Impasses imperialistas e nacionalistas [p. 60 a 62]
O confronto militar se desenvolve [p. 63 a 65]
Tecnologia Militar e estratégias de guerra [p. 66 a 71]
Tratado de Versalhes

03
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão apresentação de mini seminários.

Participção e apresentação do mini seminário
17 e 21/06
Apresentar o mini seminário explanando aos colegas sua parte nesse trabalho
·         Compreender o que foi esse período de revolução
·         Perceber que as revoluções ocorridas mudaram a Europa desse período

Como foi a revolução Russa? [p. 73 a 75] Cap. 5
Uma exigência socialista [p. 75 a 78]
A consolidação da revolução Bolchevique [p. 79 82]

03
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão apresentação de mini seminários.

Participção e apresentação do mini seminário
24 e28/06
·         Compreender que o período entre guerras é marcado por vários conflitos e crises econômicas no mundo.
Como foi o período entre guerras? Cap. 6
Crise de 1929: desestabilização do Capitalismo [p. 84 a 86]
03
Discussão em torno do que foi a guerra e o entre guerra resgatando a compreensão do mini seminário

Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO
Prova escrita

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela História, 9º ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. (Coleção Navegando pela História)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de maio de 2013




Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: História                                                                      ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
03/05
Enterder o que foi a União Ibérica
Compreender o processo de invasão e expulsão dos holandeses do Brasil
·                    Por que o açúcar foi tão disputado? Cap. 1
·                    União Ibérica
·                    Invasões e domínio dos holandeses [p. 10 a 18]
02
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens e mapas características da época

Exercício
06 e 10/05
Perceber as bandeiras e que elas contribuiram para a formação do território do Brasil
·                    Crise açucareira: o que era doce acabou [p. 19 a 20]
·                    Como foi a ocupação do interior da Colônia? Cap. 2
·                    Bandeiras: a solução para uma capitania em crise [p. 22 a 28]
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e resolução de exercícios com leitura em sala

 Exercício na sala
13 e 17/05
Saber que as bandeiras e que elas contribuiram para a formação do território do Brasil

Entender o que foi o Tratado de Tordesilhas e como foi desrespeitado
·         Cont. Bandeiras: a solução para uma capitania em crise [p. 22 a 28]
·         Tordesilhas: um limite ultrapassado
03

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos levando o aluno a pensar e discutir com o professor sobre o que foram as bandeiras e que elas contribuiram para a formação do território do Brasil
Exercício escrito em sala
20 e 24/05
Entender o que foi o Tratado de Tordesilhas e como foi desrespeitado
·                    Cont. Tordesilhas: um limite ultrapassado [p. 30 a 31]
·                    Como as Minas das Gerais foram exploradas? Cap. 3
03
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo reforçando o entendimento do capítulo.

27 e 31/05
Conhecer termos e maneiras característicos do período da exploração do ouro nas Minas Gerais
Disputas pelo ouro [p. 33 a 34]
O ouro trouxe ascensão social [p. 35 a 38]


03
Aula dialogada e discutida
Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em sala

Será realizada uma aula de campo obedecendo o projeto de Leitura da Escola possivelmente nessa data ou na semana seguinte (entre 27 de maio e 07 de junho) [a combinar com os alunos]

A aula de campo será realizada com roteiro de observação elaborado pelo professor e acontecerá na área central de Paulino Neves para observar o Patrimônio arquitetônico antigo da cidade.
Prova escrita
Relatório da aula de campo

03 e 07/06
Saber o que foi o imposto do quinto e por que tinha que se pagar esse imposto a Europa
Integração do mercado interno colonial [p. 38 a 39]
O rigor tributário nas Minas Gerais [p. 39 a 43]

03
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.
Exercício 
10 e 14/06
Compreender o que foram as revoluções e o absolutismo inglês
Perceber que a Inglaterra passou por instabilidades políticas na época
Por que ocorreram as Revoluções inglesas do século XVII? Cap. 4
O absolutismo inglês [p. 48 a 50]
A instabilidade política da dinastia Stuart [p. 51 a 54]
A república puritana
A vitória do parlamento [p. 54 a 58]
03
Discussão dos conteúdos e das imagens e mapas do século XVII e XVIII
Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício
Relatório da aula de campo
Exercício
17 e 21/06
Perceber que a Inglaterra passou por instabilidades políticas na época
Cont. A república puritana
A vitória do parlamento [p. 54 a 58]
03


24 e28/06
·         Compreender o que foi o Movimento Iluminista
O que foi o Moviemento Iluminista?
A burguesia expressa novas ideias [p. 59 a 61]
03
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos

Prova escrita

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela História, 8º ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. (Coleção Navegando pela História)
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de maio de 2013



























Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: GEOGRAFIA                                                                      ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
03/05
Entender o que é fronteira
Identificar as fronteiras das placas tectõnicas em mapas
·                    A terra e a geografia de suas fronteiras
·                    As primeiras fronteiras [p. 10 a 14]
02
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens e mapas múndi das Placas tectônicas e Físico


06 e 10/05
Perceber que existem vários tipos de fronteiras: políticas, culturais, físicas etc
·                    As fronteiras que nós estabelecemos e seu dinamismo [p. 15 a 19]
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e resolução de exercícios com leitura em sala

 Exercício na sala
13 e 17/05
Perceber que existem vários tipos de fronteiras: políticas, culturais, físicas etc

Perceber que as fronteiras são traçadas por marcos naturais ou culturais e que às vezes são transgredidos
Cont. As fronteiras que nós estabelecemos e seu dinamismo [p. 20 a 23]
Transgredindo fronteiras [p. 23 a 24]
02

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos levando o aluno a pensar e discutir com o professor sobre as várias fronteiras  
Exercício escrito em sala
20 e 24/05
Perceber que as fronteiras mudam com a redefinição de territórios
·                    Mudança e conhecimento de fronteiras [p. 25 a 29]
02
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo reforçando o entendimento do capítulo.

27 e 31/05
Perceber que as fronteiras mudam com a redefinição de territórios
Cont. Mudança e conhecimento de fronteiras [p. 25 a 29]
02
Aula dialogada e discutida
Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em sala para resolução da prova


Prova escrita

03 e 07/06
Relembrar das fronteiras das placas e identificar outras fronteiras

Identificar as grandes formações vegetais do Brasil e de alguns países no mapa de vegetação mundial


A Terra,o Sol, os tempos e suas fronteiras [p. 35 a 36]

Grandes formações vegetais e o conteúdo de suas fronteiras [p. 37 a 40]
02
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.

Leitura de mapas para identificar formações vegetais dos países
Exercício 
10 e 14/06
Identificar as grandes formações vegetais do Brasil e de alguns países no mapa de vegetação mundial


Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras climáticas [p. 41 a 49]
02
Leitura de mapas para identificar formações vegetais dos países

Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício na aula seguinte

17 e 21/06
Entender que o movimento de rotação determina os horários e os fusos são definidos pelas longitudes
Entender o que é coordenada geográfica
Fazer o cálculo da coordenada geográfica
Identificar as coordenadas geográficas de alguns países em mapas múndi
Rotação da Terra, ritmos e sentidos de alguns fenômenos [p. 50 a 53]

As coordenadas geográficas [p. 54 a 60]
02
Estudo com o globo terrestre para compreensão do movimento de rotação e de conheciemnto das longitudes e latitudes

Uso de mapas para cálculo da coordenada geográfica
Exercício em sala p. 62
24 e28/06
·         Ler os títulos dos sutítulos do capítulo
O capítulo 3 somente exposição oral, tendo em vista que é uma repetição dos capítulos anteriores

02
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos

No primeiro horário prova
Prova escrita

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 8º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula

Todos os conteúdos, apesar do uso do livro, são apresentados de forma resumida pelo professor para atender a dificuldade dos alunos: leitura, compreensão, escrita etc.

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de maio de 2013

























Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: GEOGRAFIA                                                                      ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
03/05
Ler mapas observando título, escla, orientação e legenda
·                    Ideias, mapas e mundos
·                    As informações divulgadas nas imagens do mundo [p. 10 a 14]
02
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens e mapas múndi das Placas tectônicas e Físico


06 e 10/05
Diferençar vérios mapas observando a leitura de cada um
Compreender que para se fazer uma leitura compreensiva de um mapa é preciso que ele tenha título, escla, orientação e legenda bem visíveis
·                    As ideias também fazem parte da nossa geografia [p. 15 a 24]
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e resolução de exercícios com leitura em sala

 Exercício na sala
13 e 17/05
Entender as regionalizações do mundo
Perceber que qualquer ponto pode ser o centro do mundo

Norte, sul, leste e oeste: significados e localizações [p. 25 a 33]
02

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos levando o aluno a pensar e discutir com o professor sobre as as localizações e projeções cartográficas 
Cálculo da escala com mapas variados

Exercício escrito em sala
20 e 24/05
Calcular as distâncias entre países em linha reta com o uso da escala de cada mapa
·                    Cont. Norte, sul, leste e oeste: significados e localizações [p. 25 a 33]
·                    Escala
02
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo reforçando o entendimento do capítulo.
Cálculo da escala com mapas variados
Exercício escrito em sala sobre escala
27 e 31/05


02
Prova 1º horário

Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em sala para resolução da prova


Prova escrita

03 e 07/06
Entender o que é globalização

Perceber que a globalização diminui as distâncias

Globalização, tecnologia e empresas multinacionais

Fluxos do comércio mundial  [p. 43 a 47]
02
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.

Leitura de mapas para identificar formações vegetais dos países
Exercício 
10 e 14/06
Saber que as empresas que montam filiais em outros páises são denominadas de multinacionais

Entender o que é monopólio
O nascimento das fábricas
As empresas saltam as fronteiras
Os monopólios
[p. 49 a 56]
02
Leitura de mapas para identificar formações vegetais dos países

Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício na aula seguinte

17 e 21/06
Saber que os tecnopólos são regiões de desenvolvimento tecnológico e de investimento de grandes empresas mundiais

Entender que o sistema bancário mundial controla a economia mundial
Os tecnopolos
O sistema bancário mundial
A organização da produção e do trabalho [p. 57 a 73]
Glossário/Vocabulário
02
Estudo com o globo terrestre para compreensão do movimento de rotação e de conheciemnto das longitudes e latitudes

Uso de mapas para cálculo da coordenada geográfica
Exercício em sala
24 e28/06
·          Fazer a prova

02
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos

No primeiro horário prova
Segundo horário revisão
Prova escrita

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 9º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula

                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de maio de 2013






























Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma

PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: GEOGRAFIA                                                                      ANO: 6º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
OBJETIVOS DA SEMANA
CONTEÚDOS/ TEMAS ASSUNTOS
Nº DE AULAS
QUE TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
COMO VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
03/05
Compreender o conceito de o lugar e a paisagem
·                    O lugar da Geografia
·                    Para entender os lugares: geografia [p. 10 a 14]
02
Aula expositiva e dialogada o lugar e o seu lugar


06 e 10/05
Perceber que aparências das paisagens dão identidade a elas e o que muda as paisagens

·                    As aparências podem enganar [p. 14 a 19]
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão sobre as aparências das paisagens e o que muda as paisagens

 Exercício na sala
13 e 17/05
Perceber que as paisagens mudam com o tempo em um mesmo lugar
A complexa geografia dos lugares [p. 22 a 26]
02

Discussão sobre as aparências das paisagens e o que muda as paisagens
Comparar imagens percebendo a mudança em um mesmo lugar, ou seja, há mudança de paisagem e não de lugar.
Exercício escrito em sala
20 e 24/05
Percebr que as paisagens mudam porque as pessoas mudam

Compreender que as paisagens mudam pra atender as necessidades dos seres humanos
·                    Modo de viver e de trabalhar e a diversidade das paisagens [p. 26 a 33]
02
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo reforçando o entendimento do capítulo.

Exercício escrito em sala sobre escala
27 e 31/05


02
Prova 1º horário
Discussão e revisão da prova

Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em sala para resolução da prova

Prova escrita

03 e 07/06
Compreender que as paisagens mudam pra atender as necessidades dos seres humanos

Relacionar cada planeta que compõe o sistema solar
Glossário p. 35
Histórias e geografias que os lugares revelam - Cap. 3
O sistema solar [p. 38 a 44]
02
Os alunos, de forma individual e sob orientação do professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.

Faremos uma leitura superficial desses conteúdos como revisão de um conteúdo já abordado pela Ciências
Exercício 
10 e 14/06
Ler mapas físico e e hidrográficos
Interpretar mapas evidenciando seus elementos
A construção das paisagens da terrestre [p. 45 a 57]
02
Leitura de mapas identificando formações montanhosas, oceanos e continentes

Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício

17 e 21/06
Compreender a formação dos continentes terrestres

Identificar em que placa tectõnica o Brasil está situado

Perceber que as paisagens mudam ao longo do tempo provocadas pela ação humana
Cont. A construção das paisagens da terrestre [p. 45 a 57]

Glossário p. 58-59

Os ambientes produzidos pelos seres humanos  [p. 63 a 67]
02
 Estudando mapas que mostram a formação dos continetes perceber que isso se deu ao longo de milhões de anos

Explorar mapas com os alunos, tanto físico quanto humanos

Que o alune perceba as mudanças ocorridas nas paisagens com imagens do lviro e de seu lugar ao longo do tempo e que os lugares vão mudando com a ação humana.
Exercício em sala
28/06
·          

02
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos

No primeiro horário prova
Segundo horário revisão
Prova escrita

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 6º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula


        Paulino Neves, 14 de maio de 2013



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
05/03
·         Paisagens naturais e paisagens culturais
·         Paralelos e Meridianos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves

12/03
·         Orientação e Localização
·         Rosa dos Ventos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

 Exercício escrito
19/03
      Elementos do mapa
      Escala
      Montanhas
      Planaltos
      Planícies
      Depressões
      Relevo
       
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo

26/03
·         Placas Tectônicas
·         Regionalização Mundial
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides


02/04
·         Países do Mundo
·         Grandes paisagens naturais
02
Projeção de mapas no datashow e aula dialogada
Exercício extra sala
04/04
·         Regionalização Brasil
·         Sub regiões do Nordeste
·          

Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos

16/04
População do Brasil, do Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves

02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

Exercicio
23/04
·         Zonas climáticas
·         Paralelos e Meridianos
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Correçao de exercicios
Revisão do conteúdo

30/04
·         Prova escrita









·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras  
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 9º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013
Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 




PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
04/03
·         Paisagens naturais e paisagens culturais
·         Paralelos e Meridianos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves

11/03
·         Orientação e Localização
·         Rosa dos Ventos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

 Exercício escrito
18/03
      Elementos do mapa
      Escala
      Montanhas
      Planaltos
      Planícies
      Depressões
      Relevo
       
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo

25/03
·         Regionalização Brasil
·         Sub regiões do Nordeste
·          

Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos

01/04
População do Brasil, do Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves

02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

Exercicio
08/04
Continuação: População do Brasil, do Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves

02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides


15/04
·         Mapas

Uso de mapas do Brasil, Mundi e do Maranhão
Comparando escalas e títulos
Leitura dos mapas evidenciando países, estados e municipios
Exercicio escrito extra sala
22/04
·         Revisao dos conteúdos trabalhados

Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens

29/04
·         Prova escrita









·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 8º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013
Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 




PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: História                                                                        ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
05 e 07/03
·         Povos antigos
·          
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos


12 e 14/03
·         Povos da Mesopotâmia
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides localizando a Mesopotâmia antiga e atual

 Exercício escrito
19 e 21/03
      O Egito Antigo
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo


26 e 28/03
·         A África antiga
03

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos

02 e 04/04
Impérios da África Antiga
03
Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos

Exercicio
09 e 11/04
Cont. Impérios da África Antiga
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro de observação

Exercicios em sala
16 e 18/04
·         Os Gregos
03
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)

Exercicio escrito extra sala
23 e 25/04
·         Cultura grega
03
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens da África e Grécia antigas
Revisão geral dos conteúdos

30/04
·         Aplicação de prova escrita
02








·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013











Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 




PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: História                                                                        ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
04 e 08/03
·         Povos antigos
·         Povos da Mesopotâmia
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides localizando a Mesopotâmia antiga e atual


11 e 15/03
      O Egito Antigo
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo

 Exercício escrito
18 e 22/03
·         A África antiga
03

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos

25 e 29/03
·         Impérios da África Antiga

Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro de observação


01 e 05/04
Os Gregos
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)

Exercicio
08 e 12/04
Cultura grega
Romanos
03
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
Exercicios em sala
15 e 19/04
·         Divisão do Império Romano
03
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
Exibição de Video do Império Romano com roteiro de observação
Exercicio escrito extra sala
22 e 26/04
·         A Formação do Cristianimso

Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens que remete ao cristianismo
Revisão geral dos conteúdos

29/04
·         Aplicação de prova escrita
02








·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013





Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 




PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 6º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO

·          




·          




       




·          



05/04
·         Paisagens naturais e paisagens culturais
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves

12/04
·         Orientação e Localização
·         Rosa dos Ventos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

 Exercício escrito
19/04
      Elementos do mapa
      Escala
      Formas de Relevo
      Montanhas
      Planaltos
      Planícies
      Depressões
       
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
Produção individual do aluno sobre a aula

26/04
·         Regionalização Brasil: Norte, Centro – Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Revisão do Conteúdo
Correção de exercicios  


03/05
·         Prova escrita









·         O lugar em geografia (pag. 12 a 17)

Leitura coletiva e discussão com os alunos
Exercicios do final do capítulo extra sala

RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fundamentos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do Aluno, Coleção Geografias do MUndo 6º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013



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