Agosto a Novembro de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
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PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Agosto e Setembro
|
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DISCIPLINA: Geografia ANO:
6º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
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PROGRAMA
|
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DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
02/08
|
Relacionar um tipo de vegetação
a área climática do globo
|
Cap. 5
A geografia física dos
ambientes terrestres: clima e vegetação
|
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens
|
Exercícios
|
|||||||
09/08
|
Entender que dependendo da zona
climática, da temperatura e da altitude tem-se diferentes tipos de vegetação
Conhecer os principais tipos de
floresta do mundo identificando as do Brasil
|
A superfície terrestre e a
vegetação
·
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
|
Participação
|
|||||||
16/08
|
Entender a água como recurso
natural vital e finito
|
Cap. 6
A geografia física dos
ambientes terrestres: água e relevo
Desgaste e construção da
superfície
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor tipo de ação sobre o meio
Além de leituras individuais
|
||||||||
23/08
|
Relacionar as águas fluviais ao
relevo
|
A ação humana sobre o ciclo da
água
Trabalho
avaliativo em sala de aula
|
Imagens e aula expositiva sobre o assunto
|
Resolução do trabalho em sala
|
|||||||
30/08
|
Perceber que a ação humana modifica a paisagem
|
cont.
A ação humana sobre o ciclo da água
|
|||||||||
13/09
|
Saber ler um mapa a partir de
seus elementos
Identificar legenda, escala,
orientação e titulo em um mapa
|
Cap. 7
As imagens, os lugares e os
mapas
Oriente seu mapa
|
Uso de mapas e imagens de satélites de vários
lugares e de Paulino Neves
|
Exercícios
|
|||||||
20/09
|
Identificar a coordenada
geográfica de um lugar ou país utilizando um mapa com paralelos e meridianos
Saber que os mapas são feitos a
partir de imagens aéreas ou de satélites
|
As coordenadas e as legendas
Cada mapa em sua escala
|
Uso de mapas de coordenadas geograficas
Com paralelos e meridianos
|
||||||||
27/09
|
Prova
|
Realização e resolução da prova escrita
|
|||||||||
·
|
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RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
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REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
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BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de.
PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras:
fundamentos, 6º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção
geografias do mundo)
|
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CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
|
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Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
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PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Outubro e Novembro
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DISCIPLINA: Geografia ANO:
6º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
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PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
04/10
|
Assimilar o planeta Terra como
uma fonte de vida e de divisão cultural e geográfica
|
Cap. 8
A vida no planeta Terra
|
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens
|
Exercícios
|
|||||||
11/10
|
Reconhecer no planeta Terra uma
diversidade biológica
|
Um planeta biogeográfico
A geografia da vida na Terra
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
|
Participação
|
|||||||
18/10
|
Saber que os seres animais se
relacionam com o meio e tem entre si uma relação de interdependência
|
Cap. 9
A diversidade garante a
existência da vida
Os seres humanos e a diversidade
da vida
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor tipo de ação sobre o meio
Além de leituras individuais
Imagens e aula expositiva sobre o assunto
|
||||||||
25/10
|
Trabalho
avaliativo
|
Resolução do trabalho em sala
|
|||||||||
01/11
|
Saber que os seres animais se
relacionam com o meio e tem entre si uma relação de interdependência
|
Cont.
Os seres humanos e a diversidade da vida
|
|||||||||
08/11
|
Diferençar espaço físico de
espaço político, no entanto, relacioná-los
|
Cap. 10
Terra: espaço físico e
território político
Bandos e tribos
|
Uso de mapas e imagens de satélites de vários
lugares e de Paulino Neves
|
Exercícios
|
|||||||
15/11
|
Localizar em uma mapa as
principais tribos do mundo
|
O mundo estruturado em países
O incremento das relações
internacionais
|
Uso de mapas variados e de Paulino Neves
|
||||||||
22/11
|
Conhecer através de um mapa
algumas das organizações mundiais
|
Os países e a gestão política
|
Uso de mapas do Maranhão, Brasil e Mundi
|
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29/11
|
Prova
|
Realização e resolução da prova escrita
|
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RECURSOS
DIDÁTICOS
|
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Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
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REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de.
PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras:
fundamentos, 9º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção
geografias do mundo)
|
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CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
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Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
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Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
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PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Agosto e Setembro
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DISCIPLINA: Geografia ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
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PROGRAMA
|
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DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
Conhecer o que é a ONU e
Conselho de Segurança
|
Cap. 3
O espaço dos governos mundiais
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor
|
Exercícios
|
||||||||
A ONU e o Conselho de Segurança
|
Imagens e aula expositiva sobre o assunto
|
||||||||||
Saber que os países se
organizam em blocos econômicos
|
Outros Blocos, associações e
organizações
|
Uso do data show com mapas e imagens
|
|||||||||
Trabalho
avaliativo
|
Resolução do trabalho avaliativo
|
||||||||||
Saber que os países se
organizam em blocos econômicos e ONGs
|
As Organizações não
Governamentais
|
Uso do data show com mapas e imagens
|
|||||||||
Compreender a dinâmica
populacional dos países e o que revela o IDH-Indice de Desenvolvimento Humano
sobre os países
|
Cap. 4
Um mundo de populações
|
Uso de mapas de população e imagens variadas
relacionadas ao tema
|
Exercícios
|
||||||||
Compreender a dinâmica
populacional dos países e o que revela o IDH-Indice de Desenvolvimento Humano
sobre os países
|
A geografia das desigualdades e
o que o IDH revela
|
Leitura individual e coletiva, além da resolução das
atividades
Revisão dos conteúdos trabalhados no bimestre
|
|||||||||
Prova
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
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BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de.
PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fluxos e
redes, 9º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias
do mundo)
|
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CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
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Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
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PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Agosto e Setembro
|
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DISCIPLINA: Geografia ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
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PROGRAMA
|
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DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
Conhecer os acordos e blocos
das Américas, da Europa e da Ásia
|
Cap. 5
As integrações e desintegrações
americanas
América, Américas
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor o assunto
|
Exercícios
|
||||||||
Uniões e acordos na América
Latina
|
Imagens e aula expositiva sobre o assunto
|
||||||||||
Conhecer os acordos e blocos
das Américas, da Europa e da Ásia
|
Cap. 6
As articulações e
desarticulações europeias
|
Uso do data show com mapas e imagens
|
|||||||||
Trabalho
|
Resolução do trabalho avaliativo
|
||||||||||
Conhecer o bloco que o Brasil
faz parte na América do Sul
|
A formação da União Europeia
A URSS e a Guerra Fria
|
Uso do data show com mapas e imagens
|
|||||||||
Conhecer a regionalização do
mundo evidenciando o Oriente Médio e a Ásia Central
|
Cap. 7
O Oriente Médio e a Ásia
Central
|
Uso de mapas de população e imagens variadas
relacionadas ao tema
|
Exercícios
|
||||||||
Conhecer a regionalização do
mundo evidenciando o Oriente Médio e a Ásia Central
|
A Ásia Central
|
Leitura individual e coletiva, além da resolução das
atividades
Revisão dos conteúdos trabalhados no bimestre
|
|||||||||
Prova
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de.
PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras:
fundamentos, 8º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção
geografias do mundo)
|
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CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
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Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
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|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Outubro e Novembro
|
|||||||||||
DISCIPLINA: Geografia ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
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PROGRAMA
|
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DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
Conhecer a regionalização do
mundo evidenciando a China, India, Japão e Tigres Asiáticos
Conhecer as particularidades
dos países asiáticos e tigres asiáticos
|
Cap. 8
A Índia, a China, o Japão e os
Tigres Asiáticos
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor o assunto
|
Exercícios
|
||||||||
Reconhecer
e identificar o continente africano em um mapa
Relacionar
determinadas caractersiticas ao continente africano
|
Cap. 9
A África
|
Imagens e aula expositiva sobre o assunto
|
|||||||||
Compreender o que o regime do
apartheid significou para a África do Sul
|
A diversidade do meio físico
A África do Sul e o apartheid
|
Uso do data show com mapas e imagens
|
|||||||||
Trabalho
|
Resolução do trabalho avaliativo
|
||||||||||
Conhecer as características do
continente antártico e da Oceania
|
Cap. 10
A Oceania e a Antártica
|
Uso do data show com mapas e imagens
|
|||||||||
Oceania: as marcas do passado
|
Uso de mapas de população e imagens variadas
relacionadas ao tema
|
Exercícios
|
|||||||||
Conhecer as características do
continente antártico e da Oceania
|
Antártida: fronteiras
diferentes
|
Leitura individual e coletiva, além da resolução das
atividades
Revisão dos conteúdos trabalhados no bimestre
|
|||||||||
Prova
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de.
PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras:
fundamentos, 8º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção
geografias do mundo)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
|
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Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Agosto e Setembro
|
|||||||||||
DISCIPLINA: História ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
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PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
Compreender o período entre
Guerras e o que foi a Revolução Russa e quais mudanças provocaram no mundo
|
Cap. 6
Como foi o período entre
guerras?
Crise de 1929
Nazismo e Fascismo
|
As aulas serão trabalhadas
explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
|
|||||||||
Localizar países e regiões
históricas e de conflitos e mesmo mudança geopolítica usando o mapa múndi
|
Cap. 7
Por que o mundo se envolveu na
Segunda Guerra Mundial?
Politica de alianças
Novas fronteiras geopolíticas
|
Leituras coletivas e
individuais em sala e propostas para casa
Discussão com a turma para compreensão
e resolução das atividades
|
Exercícios
|
||||||||
Perceber com o uso de uma mapa
as mudanças politicas do mundo pós guerra
|
Cap. 8
Como ocorreu a crise das
oligarquias?
Crescem as cidades e as
indústrias
|
Realização de aulas de campo e
produção de relatórios dessas aulas
A ser combinado
|
|||||||||
Trabalho
|
Resolução do trabalho escrito
|
||||||||||
Compreender que o Brasil passou
por diversas crises e mudanças ao longo dos anos do século XX
|
1930: fim do “café com leite”
Cap. 9
Como o Brasil ficou entre a Ditadura
e a Democracia
1937: um golpe na democracia
|
Realização de aulas de campo e
produção de relatórios dessas aulas
|
|||||||||
Compreender que o Brasil passou
por diversas crises e mudanças ao longo dos anos do século XX
|
A ditadura do Estado Novo
Queda de Vargas
|
Usando o quadro para explicação
de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da
assimilação
E outros métodos que surgirão
com a flexibilidade do presente plano
|
Exercícios
|
||||||||
Assimilar o que significou a Guerra Fria
Compreender o processo de descolonização da África e
Ásia
Saber que esse processo se deu de forma lenta e
custosa
|
Cap. 10
O que significou a Guerra Fria?
Descolonização da África e da
Ásia
|
Usando o quadro para explicação
de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da
assimilação
E outros métodos que surgirão
com a flexibilidade do presente plano
|
|||||||||
Prova
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa
Albiero. Navegando pela história, 9º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial,
2009. – (Coleção navegando pela história)
|
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CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
|
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Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013 Outubro e Novembro
|
|||||||||||
DISCIPLINA: História ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
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PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
Diferenciar Ditadura de
Democracia brasileiras
|
Cap. 10
O que significou a Guerra Fria?
Descolonização da África e da
Ásia
|
As aulas serão trabalhadas
explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
|
|||||||||
Saber que consequências e
mudanças causaram para o Brasil a Ditadura e os programas de vários governos
Perceber
as metas de governo do presidente que deu impulso ao relativo cresciemnto
brasileiro
|
Cap. 11
Como foram a política
desenvolvimentista e a Ditadura no Brasil?
Governo JK: “50 anos em 5”
Jânio e Jango: a frágil
democracia
Regime Militar
|
Leituras coletivas e
individuais em sala e propostas para casa
Discussão com a turma para
compreensão e resolução das atividades
|
Exercícios
|
||||||||
Saber
que esse periodo o Brasil viveu um momento de intensas mudanças estruturais e
políticas
|
Cap. 12
Como foi a redemocratização do
Brasil?
Das Diretas Já ao Impeachment:
o endurecimento da democracia brasileira
Desemprego, miséria e
analfabetismo
|
Realização de aulas de campo e
produção de relatórios dessas aulas
A ser combinado
|
|||||||||
Trabalho
em sala
|
Resolução do trabalho escrito
|
||||||||||
Que
o periodo favoreceu desemprego, miséria e anlafabetismo no país
|
Cont.
Das Diretas Já ao Impeachment:
o endurecimento da democracia brasileira
Desemprego, miséria e
analfabetismo
|
||||||||||
Saber
que a URSS espalhou agentes por todo o mundo, inclusive no Brasil
|
Cap. 13
Quais são as perspectivas do
mundo contemporâneo?
Desestruturação da URSS
Unificação de mercados
|
Realização de aulas de campo e
produção de relatórios dessas aulas
|
|||||||||
Diferenciar as formas e ações
governamentais na era FHC e LULA
|
Cap. 14
Quais são as perspectivas do
mundo contemporâneo?
A era FHC
A era LULA
|
Usando o quadro para explicação
de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da
assimilação
E outros métodos que surgirão com
a flexibilidade do presente plano
|
Exercícios
|
||||||||
Diferenciar as
formas e ações governamentais na era FHC e LULA
|
Cont.
Cap. 14
Quais são as perspectivas do
mundo contemporâneo?
A era FHC
A era LULA
|
Usando o quadro para explicação
de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da
assimilação
E outros métodos que surgirão
com a flexibilidade do presente plano
|
|||||||||
Prova
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa
Albiero. Navegando pela história, 9º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial,
2009. – (Coleção navegando pela história)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola
|
|||||||||||
Paulino Neves, 14 de Agosto de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||||||
|
|||||||||||
DISCIPLINA: História
ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||||||
|
|
|
|
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PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
03/05
|
Diferençar nacionalismo de liberalismo
|
·
Liberalismo e
Nacionalismo: França, Alemanha e Itália
|
02
|
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens
características da época
|
Exercício
|
||||||
06 e 10/05
|
Ler O Manifesto Comunista e fazer um Manifesto em
defesa do Trabalhador
Entender que Max e Engels escreveram o Manifesto
devido as condições desumanas de trabalhos na Europa no século XIX.
|
·
Socialismo: a
voz dos operários
·
Manifesto
Comunista
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e produção de um manifesto feito de forma
individual pelos alunos
|
Trabalho
escrito
|
||||||
13 e 17/05
|
· Perceber que houve
rivalidades entre as naçoes imperialistas do século XIX.
· Diferençar o Imperialismo
na Europa, Ásia, América e África
|
·
Por que havia
rivalidades entre as nações imperialistas? Capítulo 2 [p.31 a 32]
·
Imperialismo na
América: a dominação Norte-Americana [p. 32 a 34]
·
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor cada forma de
imperialismo do século XIX.
Além de leituras individuais
|
Exercício escrito
|
||||||
20 e 24/05
|
·
Entender que
esse periodo foi marcado por conflitos e Guerras e trouxe muitas
transformações às nações envolvidas.
|
·
Imperialismo na
África e na Ásia: a dominação europeia e a japonesa [p. 35 a 45]
|
03
|
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos
abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com
uso de slides no final do capítulo
reforçando o entendimento do capítulo.
|
Exercício extra sala
|
||||||
27 e 31/05
|
Saber que o Norte e o Sul dos Estados Unidos
entraram em guerra por diferenças de pensamentos escravocratas
Entender que o sul era escravocrata e o norte mais
liberal em relação a escravidão no período da abolição da escravidão
Fazer aula de campo e produzir relatório
|
Por que o Norte e o Sul dos Estados Unidos entraram
em confronto? [Cap. 3] p. 46
A Conquista do Oeste [p. 47 a 49]
|
03
|
Aula dialogada e discutida
Nesse conteúdo leva-se o aluno a pesquisar na internet
e outros livros os conteúdos trabalhados
Será realizada uma
aula de campo obedecendo o projeto de Leitura da Escola possivelmente
nessa data ou na semana seguinte (entre 27 de maio e 07 de junho) [a combinar
com os alunos]
A aula de
campo será realizada com roteiro de observação elaborado pelo professor e
acontecerá na área central de Paulino
Neves para observar o Patrimônio arquitetônico antigo da cidade.
|
Prova escrita
Relatório de aula de campo
|
||||||
03 e 07/06
|
Apresentar o mini seminário explanando aos colegas
sua parte nesse trabalho
Entender que o sul era escravocrata e o norte mais
liberal em relação a escravidão no período da abolição da escravidão
Compreender o que foi a Guerra de Secessão
|
Sul escravista x Norte Liberal: Guerra de Secessão
[p. 50 a 56]
|
03
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão apresentação de mini seminários.
|
Participção e apresentação do mini seminário
|
||||||
10 e 14/06
|
Apresentar o mini seminário explanando aos colegas
sua parte nesse trabalho
Apresentar e discutir os motivos da Primeira Guerra
Mundial
|
Como foi a Primeira Guerra Mundial?
Impasses imperialistas e nacionalistas [p. 60 a 62]
O confronto militar se desenvolve [p. 63 a 65]
Tecnologia Militar e estratégias de guerra [p. 66 a
71]
Tratado de Versalhes
|
03
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão apresentação de mini seminários.
|
Participção e apresentação do mini seminário
|
||||||
17 e 21/06
|
Apresentar o mini seminário explanando aos colegas
sua parte nesse trabalho
·
Compreender o
que foi esse período de revolução
·
Perceber que as
revoluções ocorridas mudaram a Europa desse período
|
Como foi a revolução Russa? [p. 73 a 75] Cap. 5
Uma exigência socialista [p. 75 a 78]
A consolidação da revolução Bolchevique [p. 79 82]
|
03
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão apresentação de mini seminários.
|
Participção e apresentação do mini seminário
|
||||||
24 e28/06
|
·
Compreender que
o período entre guerras é marcado por vários conflitos e crises econômicas no
mundo.
|
Como foi o período entre guerras? Cap. 6
Crise de 1929: desestabilização do Capitalismo [p.
84 a 86]
|
03
|
Discussão em torno do que foi a guerra e o entre
guerra resgatando a compreensão do mini seminário
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos
|
RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO
Prova escrita
|
||||||
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
PANAZZO,
Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela História, 9º ano. São Paulo:
Quinteto Editorial, 2009. (Coleção Navegando pela História)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o calendário
de eventos da escola
|
|||||||||||
Paulino Neves, 14 de maio de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||||||
|
|||||||||||
DISCIPLINA: História
ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||||||
|
|
|
|
||||||||
PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
03/05
|
Enterder o que foi a União Ibérica
Compreender o processo de invasão e expulsão dos
holandeses do Brasil
|
·
Por que o
açúcar foi tão disputado? Cap. 1
·
União Ibérica
·
Invasões e
domínio dos holandeses [p. 10 a 18]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens e
mapas características da época
|
Exercício
|
||||||
06 e 10/05
|
Perceber as bandeiras e que elas contribuiram para a
formação do território do Brasil
|
·
Crise
açucareira: o que era doce acabou [p. 19 a 20]
·
Como foi a
ocupação do interior da Colônia? Cap. 2
·
Bandeiras: a
solução para uma capitania em crise [p. 22 a 28]
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e resolução de exercícios com leitura em
sala
|
Exercício na
sala
|
||||||
13 e 17/05
|
Saber que as bandeiras e que elas contribuiram para
a formação do território do Brasil
Entender o que foi o Tratado de Tordesilhas e como
foi desrespeitado
|
·
Cont.
Bandeiras: a solução para uma capitania em crise [p. 22 a 28]
·
Tordesilhas: um
limite ultrapassado
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor sobre o que foram as
bandeiras e que elas contribuiram para a formação do território do Brasil
|
Exercício escrito em sala
|
||||||
20 e 24/05
|
Entender o que foi o Tratado de Tordesilhas e como
foi desrespeitado
|
·
Cont.
Tordesilhas: um limite ultrapassado [p. 30 a 31]
·
Como as Minas
das Gerais foram exploradas? Cap. 3
|
03
|
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos
abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com
uso de slides no final do capítulo
reforçando o entendimento do capítulo.
|
|
||||||
27 e 31/05
|
Conhecer termos e maneiras característicos do
período da exploração do ouro nas Minas Gerais
|
Disputas pelo ouro [p. 33 a 34]
O ouro trouxe ascensão social [p. 35 a 38]
|
03
|
Aula dialogada e discutida
Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em
sala
Será realizada uma
aula de campo obedecendo o projeto de Leitura da Escola possivelmente
nessa data ou na semana seguinte (entre 27 de maio e 07 de junho) [a combinar
com os alunos]
A aula de
campo será realizada com roteiro de observação elaborado pelo professor e
acontecerá na área central de Paulino
Neves para observar o Patrimônio arquitetônico antigo da cidade.
|
Prova escrita
Relatório da aula de campo
|
||||||
03 e 07/06
|
Saber o que foi o imposto do quinto e por que tinha
que se pagar esse imposto a Europa
|
Integração do mercado interno colonial [p. 38 a 39]
O rigor tributário nas Minas Gerais [p. 39 a 43]
|
03
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.
|
Exercício
|
||||||
10 e 14/06
|
Compreender o que foram as revoluções e o
absolutismo inglês
Perceber que a Inglaterra passou por instabilidades
políticas na época
|
Por que ocorreram as Revoluções inglesas do século
XVII? Cap. 4
O absolutismo inglês [p. 48 a 50]
A instabilidade política da dinastia Stuart [p. 51 a
54]
A república puritana
A vitória do parlamento [p. 54 a 58]
|
03
|
Discussão dos conteúdos e das imagens e mapas do
século XVII e XVIII
Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de
exercício
|
Relatório da aula de campo
Exercício
|
||||||
17 e 21/06
|
Perceber que a Inglaterra passou por instabilidades
políticas na época
|
Cont. A república puritana
A vitória do parlamento [p. 54 a 58]
|
03
|
|
|
||||||
24 e28/06
|
·
Compreender o
que foi o Movimento Iluminista
|
O que foi o Moviemento Iluminista?
A burguesia expressa novas ideias [p. 59 a 61]
|
03
|
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos
|
Prova escrita
|
||||||
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.
|
|||||||||||
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
PANAZZO,
Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela História, 8º ano. São Paulo:
Quinteto Editorial, 2009. (Coleção Navegando pela História)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula
|
|||||||||||
Paulino Neves, 14 de maio de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||||||
|
|||||||||||
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||||||
|
|
|
|
||||||||
PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
03/05
|
Entender o que é fronteira
Identificar as fronteiras das placas tectõnicas em
mapas
|
·
A terra e a
geografia de suas fronteiras
·
As primeiras
fronteiras [p. 10 a 14]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens e
mapas múndi das Placas tectônicas e Físico
|
|
||||||
06 e 10/05
|
Perceber que existem vários tipos de fronteiras:
políticas, culturais, físicas etc
|
·
As fronteiras
que nós estabelecemos e seu dinamismo [p. 15 a 19]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e resolução de exercícios com leitura em
sala
|
Exercício na
sala
|
||||||
13 e 17/05
|
Perceber que existem vários tipos de fronteiras:
políticas, culturais, físicas etc
Perceber que as fronteiras são traçadas por marcos
naturais ou culturais e que às vezes são transgredidos
|
Cont. As fronteiras que nós estabelecemos e seu
dinamismo [p. 20 a 23]
Transgredindo fronteiras [p. 23 a 24]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor sobre as várias fronteiras
|
Exercício escrito em sala
|
||||||
20 e 24/05
|
Perceber que as fronteiras mudam com a redefinição
de territórios
|
·
Mudança e
conhecimento de fronteiras [p. 25 a 29]
|
02
|
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos
abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com
uso de slides no final do capítulo
reforçando o entendimento do capítulo.
|
|
||||||
27 e 31/05
|
Perceber que as fronteiras mudam com a redefinição
de territórios
|
Cont. Mudança e conhecimento de fronteiras [p. 25 a
29]
|
02
|
Aula dialogada e discutida
Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em
sala para resolução da prova
|
Prova escrita
|
||||||
03 e 07/06
|
Relembrar das fronteiras das placas e identificar
outras fronteiras
Identificar as grandes formações vegetais do Brasil
e de alguns países no mapa de vegetação mundial
|
A Terra,o Sol, os tempos e suas fronteiras [p. 35 a
36]
Grandes formações vegetais e o conteúdo de suas
fronteiras [p. 37 a 40]
|
02
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.
Leitura de mapas para identificar formações vegetais
dos países
|
Exercício
|
||||||
10 e 14/06
|
Identificar as grandes formações vegetais do Brasil
e de alguns países no mapa de vegetação mundial
|
Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras
climáticas [p. 41 a 49]
|
02
|
Leitura de mapas para identificar formações vegetais
dos países
Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício na aula seguinte
|
|
||||||
17 e 21/06
|
Entender que o movimento de rotação determina os
horários e os fusos são definidos pelas longitudes
Entender o que é coordenada geográfica
Fazer o cálculo da coordenada geográfica
Identificar as coordenadas geográficas de alguns
países em mapas múndi
|
Rotação da Terra, ritmos e sentidos de alguns
fenômenos [p. 50 a 53]
As coordenadas geográficas [p. 54 a 60]
|
02
|
Estudo com o globo terrestre para compreensão do
movimento de rotação e de conheciemnto das longitudes e latitudes
Uso de mapas para cálculo da coordenada geográfica
|
Exercício em sala p. 62
|
||||||
24 e28/06
|
·
Ler os títulos
dos sutítulos do capítulo
|
O capítulo 3 somente exposição oral, tendo em vista
que é uma repetição dos capítulos anteriores
|
02
|
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos
No primeiro horário prova
|
Prova escrita
|
||||||
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 8º ano)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula
Todos os conteúdos, apesar do uso do livro, são
apresentados de forma resumida pelo professor para atender a dificuldade dos
alunos: leitura, compreensão, escrita etc.
|
|||||||||||
Paulino Neves, 14 de maio de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||||||
|
|||||||||||
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||||||
|
|
|
|
||||||||
PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
03/05
|
Ler mapas observando título, escla, orientação e
legenda
|
·
Ideias, mapas e
mundos
·
As informações
divulgadas nas imagens do mundo [p. 10 a 14]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada discutindo imagens e
mapas múndi das Placas tectônicas e Físico
|
|
||||||
06 e 10/05
|
Diferençar vérios mapas observando a leitura de cada
um
Compreender que para se fazer uma leitura
compreensiva de um mapa é preciso que ele tenha título, escla, orientação e
legenda bem visíveis
|
·
As ideias
também fazem parte da nossa geografia [p. 15 a 24]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão e resolução de exercícios com leitura em
sala
|
Exercício na
sala
|
||||||
13 e 17/05
|
Entender as regionalizações do mundo
Perceber que qualquer ponto pode ser o centro do
mundo
|
Norte, sul, leste e oeste: significados e
localizações [p. 25 a 33]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
levando o aluno a pensar e discutir com o professor sobre as as localizações e projeções cartográficas
Cálculo da escala com mapas variados
|
Exercício escrito em sala
|
||||||
20 e 24/05
|
Calcular as distâncias entre países em linha
reta com o uso da escala de cada mapa
|
·
Cont. Norte,
sul, leste e oeste: significados e localizações [p. 25 a 33]
·
Escala
|
02
|
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos
abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo
reforçando o entendimento do capítulo.
Cálculo da escala com mapas variados
|
Exercício escrito em sala sobre escala
|
||||||
27 e 31/05
|
|
|
02
|
Prova 1º horário
Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em
sala para resolução da prova
|
Prova escrita
|
||||||
03 e 07/06
|
Entender o que é globalização
Perceber que a globalização diminui as distâncias
|
Globalização, tecnologia e empresas multinacionais
Fluxos do comércio mundial [p. 43 a 47]
|
02
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.
Leitura de mapas para identificar formações vegetais
dos países
|
Exercício
|
||||||
10 e 14/06
|
Saber que as empresas que montam filiais em outros
páises são denominadas de multinacionais
Entender o que é monopólio
|
O nascimento das fábricas
As empresas saltam as fronteiras
Os monopólios
[p. 49 a 56]
|
02
|
Leitura de mapas para identificar formações vegetais
dos países
Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício na aula seguinte
|
|
||||||
17 e 21/06
|
Saber que os tecnopólos são regiões de
desenvolvimento tecnológico e de investimento de grandes empresas mundiais
Entender que o sistema bancário mundial controla a
economia mundial
|
Os tecnopolos
O sistema bancário mundial
A organização da produção e do trabalho [p. 57 a 73]
Glossário/Vocabulário
|
02
|
Estudo com o globo terrestre para compreensão do
movimento de rotação e de conheciemnto das longitudes e latitudes
Uso de mapas para cálculo da coordenada geográfica
|
Exercício em sala
|
||||||
24 e28/06
|
·
Fazer a prova
|
|
02
|
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos
No primeiro horário prova
Segundo horário revisão
|
Prova escrita
|
||||||
|
|||||||||||
RECURSOS DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 9º ano)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula
|
|||||||||||
Paulino Neves, 14 de maio de 2013
Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
|
|||||||||||
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||||||
|
|||||||||||
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO:
6º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||||||
|
|
|
|
||||||||
PROGRAMA
|
|||||||||||
DATA
|
OBJETIVOS
DA SEMANA
|
CONTEÚDOS/
TEMAS ASSUNTOS
|
Nº DE
AULAS
|
QUE
TÉCNICAS VOU USAR PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?
|
COMO
VERIFICAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS? AVALIAÇÃO
|
||||||
03/05
|
Compreender o conceito de o lugar e a paisagem
|
·
O lugar da
Geografia
·
Para entender
os lugares: geografia [p. 10 a 14]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada o lugar e o seu lugar
|
|
||||||
06 e 10/05
|
Perceber que aparências das paisagens dão identidade
a elas e o que muda as paisagens
|
·
As aparências
podem enganar [p. 14 a 19]
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Discussão sobre as aparências das paisagens e o que
muda as paisagens
|
Exercício na
sala
|
||||||
13 e 17/05
|
Perceber que as paisagens mudam com o tempo em um
mesmo lugar
|
A complexa geografia dos lugares [p. 22 a 26]
|
02
|
Discussão sobre as aparências das paisagens e o que
muda as paisagens
Comparar imagens percebendo a mudança em um mesmo
lugar, ou seja, há mudança de paisagem e não de lugar.
|
Exercício escrito em sala
|
||||||
20 e 24/05
|
Percebr que as
paisagens mudam porque as pessoas mudam
Compreender que
as paisagens mudam pra atender as necessidades dos seres humanos
|
·
Modo de viver e
de trabalhar e a diversidade das paisagens [p. 26 a 33]
|
02
|
Questionamentos aos alunos sobre os conteúdos
abordados
Aula expositiva e dialogada
Aula com uso de slides no final do capítulo
reforçando o entendimento do capítulo.
|
Exercício escrito em sala sobre escala
|
||||||
27 e 31/05
|
|
|
02
|
Prova 1º horário
Discussão e revisão da prova
Nesse conteúdo leva-se o aluno a ler com atenção em
sala para resolução da prova
|
Prova escrita
|
||||||
03 e 07/06
|
Compreender que
as paisagens mudam pra atender as necessidades dos seres humanos
Relacionar cada
planeta que compõe o sistema solar
|
Glossário p. 35
Histórias e geografias que os lugares revelam - Cap.
3
O sistema solar [p. 38 a 44]
|
02
|
Os alunos, de forma individual e sob orientação do
professor, farão pesquisas no livro para resolução de exercício.
Faremos uma leitura superficial desses conteúdos
como revisão de um conteúdo já abordado pela Ciências
|
Exercício
|
||||||
10 e 14/06
|
Ler mapas físico e e hidrográficos
Interpretar mapas evidenciando seus elementos
|
A construção das paisagens da terrestre [p. 45 a 57]
|
02
|
Leitura de mapas identificando formações montanhosas,
oceanos e continentes
Leitura para compreensão do conteúdo e resolução de exercício
|
|
||||||
17 e 21/06
|
Compreender a formação dos continentes terrestres
Identificar em que placa tectõnica o Brasil está
situado
Perceber que as paisagens mudam ao longo do tempo
provocadas pela ação humana
|
Cont. A construção das paisagens da terrestre [p. 45
a 57]
Glossário p. 58-59
Os ambientes produzidos pelos seres humanos [p. 63 a 67]
|
02
|
Estudando
mapas que mostram a formação dos continetes perceber que isso se deu ao longo
de milhões de anos
Explorar mapas com os alunos, tanto físico quanto
humanos
Que o alune perceba as mudanças ocorridas nas
paisagens com imagens do lviro e de seu lugar ao longo do tempo e que os
lugares vão mudando com a ação humana.
|
Exercício em sala
|
||||||
28/06
|
·
|
|
02
|
Revisão do Conteúdo com slides
Aula expositiva e discutida com os alunos
No primeiro horário prova
Segundo horário revisão
|
Prova escrita
|
||||||
|
|||||||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||||||
Livros: didáticos de outras séries/anos
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||||||
|
|||||||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 6º ano)
|
|||||||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||||||
Obs: O plano poderá ser alterado conforme o
calendário de eventos da escola e do decorrer da prática de sala de aula
|
|||||||||||
Paulino Neves, 14 de maio de
2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
05/03
|
·
Paisagens
naturais e paisagens culturais
·
Paralelos e
Meridianos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves
|
|
|||
12/03
|
·
Orientação e
Localização
·
Rosa dos Ventos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercício
escrito
|
|||
19/03
|
•
Elementos do
mapa
•
Escala
•
Montanhas
•
Planaltos
•
Planícies
•
Depressões
•
Relevo
•
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
|
|
|||
26/03
|
·
Placas
Tectônicas
·
Regionalização
Mundial
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
|
|||
02/04
|
·
Países do Mundo
·
Grandes
paisagens naturais
|
02
|
Projeção de mapas no datashow e aula dialogada
|
Exercício extra sala
|
|||
04/04
|
·
Regionalização Brasil
·
Sub regiões
do Nordeste
·
|
|
Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
16/04
|
População do Brasil, do Maranhão, de
Tutóia e de Paulino Neves
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercicio
|
|||
23/04
|
·
Zonas
climáticas
·
Paralelos e
Meridianos
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Correçao de exercicios
Revisão do conteúdo
|
|
|||
30/04
|
·
Prova escrita
|
|
|
|
|||
|
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|
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|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 9º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
04/03
|
·
Paisagens
naturais e paisagens culturais
·
Paralelos e
Meridianos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves
|
|
|||
11/03
|
·
Orientação e
Localização
·
Rosa dos Ventos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercício
escrito
|
|||
18/03
|
•
Elementos do
mapa
•
Escala
•
Montanhas
•
Planaltos
•
Planícies
•
Depressões
•
Relevo
•
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
|
|
|||
25/03
|
·
Regionalização
Brasil
·
Sub regiões
do Nordeste
·
|
|
Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
01/04
|
População do Brasil, do Maranhão, de
Tutóia e de Paulino Neves
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercicio
|
|||
08/04
|
Continuação: População do Brasil, do
Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
|
|||
15/04
|
·
Mapas
|
|
Uso de mapas do Brasil, Mundi e do Maranhão
Comparando escalas e títulos
Leitura dos mapas evidenciando países, estados e
municipios
|
Exercicio escrito extra sala
|
|||
22/04
|
·
Revisao dos conteúdos trabalhados
|
|
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens
|
|
|||
29/04
|
·
Prova escrita
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 8º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: História
ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
05 e 07/03
|
·
Povos antigos
·
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
12 e 14/03
|
·
Povos da Mesopotâmia
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides localizando
a Mesopotâmia antiga e atual
|
Exercício
escrito
|
|||
19 e 21/03
|
•
O Egito Antigo
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo
|
|
|||
26 e 28/03
|
·
A África antiga
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
02 e 04/04
|
Impérios da África Antiga
|
03
|
Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos
|
Exercicio
|
|||
09 e 11/04
|
Cont. Impérios da África Antiga
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro
de observação
|
Exercicios em sala
|
|||
16 e 18/04
|
·
Os Gregos
|
03
|
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
|
Exercicio escrito extra sala
|
|||
23 e 25/04
|
·
Cultura grega
|
03
|
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens da África e Grécia
antigas
Revisão geral dos conteúdos
|
|
|||
30/04
|
·
Aplicação de
prova escrita
|
02
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: História
ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
04 e 08/03
|
·
Povos antigos
·
Povos da Mesopotâmia
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
localizando a Mesopotâmia antiga e atual
|
|
|||
11 e 15/03
|
•
O Egito Antigo
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo
|
Exercício
escrito
|
|||
18 e 22/03
|
·
A África antiga
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
25 e 29/03
|
·
Impérios da
África Antiga
|
|
Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro
de observação
|
|
|||
01 e 05/04
|
Os Gregos
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
|
Exercicio
|
|||
08 e 12/04
|
Cultura grega
Romanos
|
03
|
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
|
Exercicios em sala
|
|||
15 e 19/04
|
·
Divisão do
Império Romano
|
03
|
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
Exibição de Video do Império Romano com roteiro de
observação
|
Exercicio escrito extra sala
|
|||
22 e 26/04
|
·
A Formação do
Cristianimso
|
|
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens que remete ao
cristianismo
Revisão geral dos conteúdos
|
|
|||
29/04
|
·
Aplicação de
prova escrita
|
02
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
6º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
•
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
05/04
|
·
Paisagens
naturais e paisagens culturais
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves
|
|
|||
12/04
|
·
Orientação e
Localização
·
Rosa dos Ventos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercício
escrito
|
|||
19/04
|
•
Elementos do
mapa
•
Escala
•
Formas de
Relevo
•
Montanhas
•
Planaltos
•
Planícies
•
Depressões
•
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
Produção individual do aluno sobre a aula
|
|
|||
26/04
|
·
Regionalização
Brasil: Norte, Centro – Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Revisão do Conteúdo
Correção de exercicios
|
|
|||
03/05
|
·
Prova escrita
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
O lugar em
geografia (pag. 12 a 17)
|
|
Leitura coletiva e discussão com os alunos
|
Exercicios do final do capítulo extra sala
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
Fundamentos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do Aluno, Coleção Geografias do
MUndo 6º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
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