PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
9º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
30/07
|
·
Continuação
(previsto mas não foi concluido no Plano anterior)
·
Origem das
desigualdades internacionais (p. 196 a 199) Capítulo 9
·
A Revolução
Industrial e a Modernização dos atuais países ricos (p. 199 a 205)
·
Livro
Pradidático União Europeia
|
02
|
Aula expositiva e leitura direcionada
Uso de imagens das três estapas da Revolução
Industrial
Discussão na sala
|
Exercícoo do cap. 9
Exercício do paradidático
|
|||
06/08
|
Etapas da Revolução Industrial (cont.)
O colonialismo contribuiu decisivamente para o
subdesenvolvimento (p. 205 a 208)
|
02
|
Exibição de video sobre a Revolução Industrial com
roteiro de observação
Uso e exploração visual e verbal de imagens da
revulução industrial
|
Produção de Relato sobre o filme
Exercícoo do capítulo (p. 209 a 214)
|
|||
13/08
|
Música a fábrica (Renato Russo)
Os
três mundos: economias de mercado e planificada (Cap. 10)
Os
dois tipos de economia (p. 215 a 220)
Os
três mundos (p. 221 a 225)
|
02
|
Iniciar a
aula ouvindo a música a fábrica e sugestão de atividade da página 231
Uso de mapa múndi destacando imagens com os três
mundos com auxílio do data show
Aula expositiva e dialogada
|
Exercício do paradidático
Exerccíco no final do capítulo (p. 226 a 230)
|
|||
20/08
|
Os
três mundos (p. 221 a 225) Continuação
Pobreza, fome e exclusão social- Capítulo 11
·
O que é pobreza
(p. 232 a 236)
|
02
|
Uso de mapa múndi destacando os três mundos com
auxílio do data show
Aula expositiva e dialogada
Revisão do conteúdo
Correção de exercício
|
|
|||
27/08
|
·
Prova
|
02
|
Aplicação de prova no 1º horário
Revisão para recuperação 2º horário
|
|
|||
03/09
|
Pobreza, fome e exclusão social- Capítulo 11
·
Causas da
pobreza
·
Pobreza e fome
·
Pobreza e
exclusão social (p. 236 a 241)
·
Da Divisão
Internacional do Trabalho à globalização (Capítulo 12) p. 250 a 253
|
02
|
Uso de mapa múndi destacando mapas temáticos (IDH,
fome etc) com auxílio do data show
|
Exercício final do capítulo (p.
242 a 244)
e exercíco extra (dirigido)
|
|||
10/09
|
Aula
de campo (conteúdo pobreza)
|
02
|
Roteiro de
observação elaborado pelo professor
Aplicar um
questionário semi-estruturado
Visita a
uma comunidade (Proximidade das dunas ou área do Monte Castelo (favela)
|
Relatório
sistematizado da aula de campo
|
|||
17/09
|
Globalização (p. 253 a 261)
|
02
|
Uso e exploração visual e verbal de imagens da
globalização e empresas globais
Revisão do conteúdo (slides)
|
Exercícoo do cap. (p. 262 a 267)
Exercício do paradidático
|
|||
24/09
|
·
Prova
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didático e paradidático
Revistas: National Geographic
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta
blog, PC, data show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
MAGALHAES,
Claudia. [Et al]. Geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção
Perspectiva) 9º ano
VESENTINI,
José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São
Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 9º ano)
Paradidático
União Europeia (colocar referência)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
|
|||||||
Tutóia-Ma, 03 de julho de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
7º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
30/07
|
·
Relevo e Climas
(Cap. 7)
·
A dinâmica da
Natureza
·
Estrutura
geológica do relevo
·
Clima e massas
de ar (p. 144 a 155)
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando explorando
imagens de relevo
Mapa de relevo
do Nordeste
Exibição de vídeo Massas de Ar
|
Exercício do capítulo
Exerccício
paradidático Exodo Rural
|
|||
06/08
|
Início da
aula com a música Aguas de Março (p.165)
·
Os tipos de
clima do Brasil (p. 156 a 159)
·
Hidrografia e
Biomas – Capitulo 8
·
Hidrografia
brasileira (p. 166 a 169)
|
02
|
Início da
aula com a música Aguas de Março (p.165)
Aula expositiva e dialogada com leitura
compartilhada
Mapa de climas com uso do datashow
Previsão
[à tarde] (Aula de campo- visita a indústria de gelo em Tutóia, para
observação de funcionamento- com roteiro de observação)
|
Exercício do cap. (p.169 a 170)
Relatório da aula de campo
|
|||
13/08
|
·
Hidrografia
brasileira (p. 170 a 175)
·
Biomas
brasileiros (p. 176 a 181)
|
02
|
Exploraçãlo de mapas hidrográficos e de vegetação
com uso de datashow
Uso de textos extras da revista National Geogrphic
Uso de imagens
da vegetação de Tutóia (povoados)
|
Exercício em folha extra
Exercício do capitulo (p. 162 a 167)
|
|||
20/08
|
·
Problemas
ambientais (Capítulo 9)
·
Problemas
ambientais dos centros urbanos (p. 188 a 192)
|
02
|
Previsão
[à tarde] (Aula de campo – visita ao bairro comum [área de expansão])
Uso de data show (slides) Reevisão para prova
|
Correção de exercício
|
|||
27/08
|
·
Prova
|
02
|
Aplicação de prova (1º horário)
Revisão para recuperação (2º horário)
|
|
|||
03/09
|
·
Problemas
ambientais do meio rural
·
Devastação da
Floresta Amazõnica e Poluição no Pantanal
·
Poluição no
litoral (p. 193 a 198)
|
|
Uso de slides
detalhando os principais problemas
ambientais do Brasil e de Tutóia
|
Exercício do capítulo (p. 199 a 203)
Exercício
paradidático
|
|||
10/09
|
·
Aula de campo (focos de poluição da praia da Barra)
|
02
|
Aula de
campo na Praia da Barra para observação do foco de poluição
Com roteiro de observação
|
Relatório sistematizado da Aula de Campo
|
|||
17/09
|
As regiões brasileiras (Capítulo 10)
O que é região? (208 a 216)
|
02
|
Exibição
do Video Ilha das Flores
Comparar as duas formas de regionalizar o Brasil
(IBGE e Geoeconômica) com uso de mapas
Revisão para prova
|
Correção de exercício
|
|||
24/09
|
·
Prova
|
02
|
Aplicação de prova (1º horário)
Revisão para recuperação (2º horário)
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta
blog, PC, datashow.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
MAGALHAES,
Claudia. [Et al]. Geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção
Perspectiva) 7º ano
VESENTINI,
José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São
Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 7º ano)
________,
José William. PORTELA, Fernando. Êxodo rural e urbanização. 17 ed. São Paulo:
Ática, 2004.
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
|
|||||||
Tutóia-Ma, 03 de julho de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
8º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
31/07
|
·
Os países
andinos e as Guianas (cap. 7)
·
América Andina
(p. 136 a 148)
|
02
|
Aula expositiva e dialogada com uso de mapas em
slides
Explorando
em mapas cada país dessas regiões americanas
Uso do livro paradidático Estados Unidos e Cuba com leitura
dirigida
|
Exercício dos paradidáticos Estados Unidos e Cuba
|
|||
07/08
|
·
Guianas (p. 149
a 151)
·
México e
América Central (Introdução) Capítulo 8 (p. 156 a 162)
|
02
|
Explorando
em mapas cada país dessas regiões americanas
Aula expositiva e dialogada com leitura
compartilhada
Correção de exercícios
|
Exercício final do capítulo (p. 152 a 155)
|
|||
14/08
|
·
México e
América Central (p. 163 a 164)
·
América Central
(165 a 172)
|
|
Explorando
em mapas cada país dessas regiões americanas
Revisão para prova
|
|
|||
21/08
|
·
Prova
|
02
|
Aplicação
de prova (1º horário)
Revisão
para recuperação (2º horário)
|
Exercício no final capítulo 8
|
|||
28/08
|
·
África (I):
aspectos gerais (cap. 9)
·
Conflitos
étnicos, culturais e militares (p. 182 a 193)
|
02
|
Exibição de 5 min do filme Diários de Motocicleta
E 5 min do Filme A Missão
Correção de exercício
Aula expositiva e dialogada e leitura dirigida
Usando mapas de regionalização africana
|
Exercício dirigido
|
|||
04/09
|
·
A pobreza da
África Subsaariana (p. 194 a 196)
·
África (II):
diversidades regionais (cap. 10)
·
África
Setentrional (p. 200 a204)
|
|
Aula expositiva usando
mapas de regionalização africana evidenciando as disparidades em um mesmo
continente
|
Exercício final cap. 9
|
|||
11/09
|
África Subsaariana (p. 205 a 211)
|
02
|
Aula expositiva usando
mapas de regionalização africana evidenciando as disparidades em um mesmo
continente
|
Exercício final cap. 10
|
|||
18/09
|
·
Oriente Médio
(I): aspectos gerais, Israel e Palestina (Cap. 11)
·
(INTRODUÇAO) (p. 216 a 218)
|
02
|
Correção exercício
Revisão para prova
|
|
|||
25/09
|
·
Prova
|
02
|
Aplicação
de prova (1º horário)
Revisão
para recuperação (2º horário)
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, vídeos,
ferramenta blog, PC, datashow.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
MAGALHAES,
Claudia. [Et al]. Geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção
Perspectiva) 9º ano
PORTELA,
Fernando. ALVAREZ, Cesar. Cuba em
Perspectiva. 14 ed. São Paulo: Ática, 2008.
PORTELA,
Fernando. RUA, João. Estados Unidos.
São Paulo: Ática, 2006.
VESENTINI,
José William. VLACH, Vânia. Geografia:
o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do
professor, Projeto Teláris 8º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
O conteúdo deste volume é muito extenso
Nessa série será preciso, pelo menos, umas seis
aulas extras considerando que findando este bimestre ainda faltam 6 (seis)
capítulos a serem trabalhados.
As aulas extras poderiam ser intercaladas nos 4
meses restantes
|
|||||||
Tutóia-Ma, 03 de julho de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
9º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
07/05
|
·
Japão (cap. 6)
p. 120 a 128
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão
dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries
anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show
|
Exercício
|
|||
14/05
|
·
Cont. Japão: a
megalópoloe mais populosa do mundo (p. 128 a 135)
|
02
|
Aula expositiva e dialogada com leitura
compartilhada
Revisão conteúdo (slides)
Uso do paradidático com questões
|
Exercício final do capítulo e extra (dirigido)
Exercício do paradidático
|
|||
21/05
|
·
Prova mensal
·
Austrália e
Nova Zelândia: aspectos gerais
|
02
|
Uso de mapa múndi destacando a Ocenia com auxílio do
data show
Aula expositiva e dialogada
|
|
|||
28/05
|
·
Austrália, o
ggante da Oceania (Cap. 7) p. 140 a 151
·
Nova Zelândia
(p. 151 a 162)
|
02
|
Uso de mapa múndi destacando a Ocenia com auxílio do
data show
Aula expositiva e dialogada
Revisão para recuperação (slides)
|
Exercício
|
|||
04/06
|
·
IDH – Índice de
Desenvolvimento Humano (p. 174 a 183)
|
02
|
Correção de exercicio cap. 7
Uso de mapa múndi destacando mapas temáticos (IDH,
fome etc) com auxílio do data show
|
Exercício final do capítulo 7 e exercíco extra
(dirigido)
|
|||
11/06
|
·
Livro
Pradidático EU
·
Comentários
sobre o IDH 2011 (p. 184 a 189)
·
Origem das
desigualdades internacionais (p. 196 a 199)
|
|
Aula expositiva e leitura direcionada
Discussão na sala
|
Exercício do cap. 8 (extra-sala)
Exercício dirigido p. 203
|
|||
18/05
|
Etapas da Revolução Industrial (p. 199 a 208)
|
02
|
Uso e exploração visual e verbal de imagens da
revulução industrial
Revisão do conteúdo (slides)
|
Exercícoo do cap. 9
Exercício do paradidático
|
|||
25/06
|
·
Prova bimestral
·
|
02
|
Após prova: revisão recuperação
|
|
|||
|
·
Estudar
capítulos 10 (tarefa de férias)
·
Livro
paradidático
|
|
Questões do paradidático
|
Exercício cap. 10
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didático e paradidático
Revistas: National Geographic
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta
blog, PC, data show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
DOBB,
Edwin. A nova terra do petróleo. Revista National Geographic, março 2013, nº
156, p. 55. Ed. Abril: 2013.
VESENTINI,
José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São
Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 9º ano)
Paradidático
União Europeia (colocar referência)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
|
|||||||
Tutóia, 14 de abril de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
7º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
07/05
|
·
Cont. Industrialização
(Do artesananto a indústria moderna) p. 72 a 79
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos
(revisão dos conteúdos)
Exposição oral e uso de slides
|
Exercício
Exerccício paradidático Estados Unidos
|
|||
14/05
|
·
A
industrialização no Brasil (p. 79 a 85)
|
02
|
Aula expositiva e dialogada com leitura
compartilhada
Previsão [à tarde] (Aula de campo- visita a indústria de
gelo em Tutóia, para observação de funcionamento- com roteiro de observação)
|
Exercício do cap. 4
Relatório da aula de campo
|
|||
21/05
|
·
Aplicação de
prova escrita
·
|
02
|
|
|
|||
28/05
|
·
Urbanização: a
urbanização do Brasil
·
Spítio urbano
·
Função das
cidades
·
Centro e
expansão das cidades (p. 90 a 96)
|
02
|
Leitura de todo o tema proposto e leitura dirigida
Previsão [à tarde] (Aula de campo – visita ao bairro comum
[área de expansão])
Uso de data show (slides) mapas e tabelas
|
Exercício dirigido
|
|||
04/06
|
·
Regiões
metropolitanas
·
Rede urbana
·
Problemas
urbanos (p. 97 a 106)
·
Livro
paradidático
|
02
|
Exploração de mapas com auxílio do data show
Revisão do conteúdo abordado com uso de slides
|
Exercício livros: paradidático e didático (final do
cap. 5)
|
|||
11/06
|
·
Meio rural: o
novo rural brasileiro (cap. 6)
·
Produtos
agrícolas (p. 114 a 124)
|
|
Uso de slides
detalhando cada um dos produtos brasileiros e seu local de produção
|
Exercício
Exercício paradidático
|
|||
18/05
|
·
Pecuária (cont.
meio rural) – cap. 6
·
Estrutura
fundiária e reforma agrária (p. 128 a 131)
|
02
|
Revisão do conteúdo abordado com uso de slides
Correção de exercícios
|
|
|||
25/06
|
Aplicação de prova escrita
|
02
|
Revisão (para recuperação) após prova
|
|
|||
|
·
|
02
|
|
|
|||
|
|
02
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
|
02
|
|
|
|||
|
·
|
02
|
|
|
|||
|
·
|
02
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta
blog, PC, datashow.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
VESENTINI,
José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São
Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 7º ano)
________,
José William. PORTELA, Fernando. Êxodo rural e urbanização. 17 ed. São Paulo:
Ática, 2004.
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
|
|||||||
Tutóia, Tutóia, 14 de abril de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
8º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
08/05
|
·
Cont. Regiões
geoeconômicas: O Norte e o Sul
·
Países ricos e
países pobres (p. 76 a 86)
|
02
|
Aula expositiva e dialogada com uso de mapas em
slides
Exibição
de vídeo 20 min (cortar trechos) – A história das coisas
|
Exercício final do cap. 4
|
|||
15/05
|
·
O que é a
América Latina? (p. 98 a 106)
|
02
|
Aula expositiva e dialogada com leitura
compartilhada
Exploração de mapas das américas nos slides
Revisão dos conteúdos
Correção de exercícios
Uso do livro paradidático Estados Unidos com leitura
dirigida
|
Exercício do didático e paradidático
|
|||
22/05
|
·
Prova mensal
·
|
|
Revisão para recuperação após prova
|
|
|||
29/05
|
·
Cont. O que é a
América Latina? (p. 107 a 112)
|
02
|
Correção de exercício
Aula expositiva e dialogada
Uso de mapas
|
Exercício do cap. 5
|
|||
05/06
|
·
O Mercosul e os
países platinos – cap. 6
·
(p. 118 a 126)
|
02
|
Correção de exercício
Aula expositiva e dialogada e leitura dirigida
|
Exercício dirigido
|
|||
12/06
|
·
Expansão do
Mercosul (p. 127 a 130)
·
Países andinos
e as Guianas- Cap. 7 (p. 136 a 141)
|
|
Aula
expositiva e dialogada
Uso de mapas das américas com uso de datashow
|
Exercício do cap. 6
Exercício do livro p. 139, 140 e 141
|
|||
19/05
|
·
América Andina
(p. 139 a 151)
·
Guianas
|
02
|
Correção de exercícios
Uso de mapas e aula dialogada evidenciando os páises
que compõem cada uma das américas citadas
Revisão do conteúdo abordado com uso de slides
|
|
|||
26/06
|
·
Prova bimestral
|
02
|
Revisão (para recuperação) após prova
|
|
|||
|
·
|
02
|
|
|
|||
|
|
02
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
|
02
|
|
|
|||
|
·
|
02
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, vídeos, ferramenta
blog, PC, datashow.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
VESENTINI,
José William. VLACH, Vânia. Geografia:
o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do
professor, Projeto Teláris 8º ano)
PORTELA,
Fernando. ALVAREZ, Cesar. Cuba em
Perspectiva. 14 ed. São Paulo: Ática, 2008.
PORTELA,
Fernando. RUA, João. Estados Unidos.
São Paulo: Ática, 2006.
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
|
|||||||
Tutóia, 14 de abril de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
05/03
|
·
Paisagens
naturais e paisagens culturais
·
Paralelos e
Meridianos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves
|
|
|||
12/03
|
·
Orientação e
Localização
·
Rosa dos Ventos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercício
escrito
|
|||
19/03
|
•
Elementos do
mapa
•
Escala
•
Montanhas
•
Planaltos
•
Planícies
•
Depressões
•
Relevo
•
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
|
|
|||
26/03
|
·
Placas
Tectônicas
·
Regionalização
Mundial
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
|
|||
02/04
|
·
Países do Mundo
·
Grandes
paisagens naturais
|
02
|
Projeção de mapas no datashow e aula dialogada
|
Exercício extra sala
|
|||
04/04
|
·
Regionalização Brasil
·
Sub regiões
do Nordeste
·
|
|
Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
16/04
|
População do Brasil, do Maranhão, de
Tutóia e de Paulino Neves
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercicio
|
|||
23/04
|
·
Zonas
climáticas
·
Paralelos e
Meridianos
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Correçao de exercicios
Revisão do conteúdo
|
|
|||
30/04
|
·
Prova escrita
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 9º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
04/03
|
·
Paisagens
naturais e paisagens culturais
·
Paralelos e
Meridianos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves
|
|
|||
11/03
|
·
Orientação e
Localização
·
Rosa dos Ventos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercício
escrito
|
|||
18/03
|
•
Elementos do
mapa
•
Escala
•
Montanhas
•
Planaltos
•
Planícies
•
Depressões
•
Relevo
•
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
|
|
|||
25/03
|
·
Regionalização
Brasil
·
Sub regiões
do Nordeste
·
|
|
Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
01/04
|
População do Brasil, do Maranhão, de
Tutóia e de Paulino Neves
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercicio
|
|||
08/04
|
Continuação: População do Brasil, do
Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
|
|||
15/04
|
·
Mapas
|
|
Uso de mapas do Brasil, Mundi e do Maranhão
Comparando escalas e títulos
Leitura dos mapas evidenciando países, estados e
municipios
|
Exercicio escrito extra sala
|
|||
22/04
|
·
Revisao dos conteúdos trabalhados
|
|
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens
|
|
|||
29/04
|
·
Prova escrita
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias
do MUndo 8º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: História
ANO:
8º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
05 e 07/03
|
·
Povos antigos
·
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
12 e 14/03
|
·
Povos da Mesopotâmia
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides localizando
a Mesopotâmia antiga e atual
|
Exercício
escrito
|
|||
19 e 21/03
|
•
O Egito Antigo
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo
|
|
|||
26 e 28/03
|
·
A África antiga
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
02 e 04/04
|
Impérios da África Antiga
|
03
|
Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos
|
Exercicio
|
|||
09 e 11/04
|
Cont. Impérios da África Antiga
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro
de observação
|
Exercicios em sala
|
|||
16 e 18/04
|
·
Os Gregos
|
03
|
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
|
Exercicio escrito extra sala
|
|||
23 e 25/04
|
·
Cultura grega
|
03
|
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens da África e Grécia
antigas
Revisão geral dos conteúdos
|
|
|||
30/04
|
·
Aplicação de
prova escrita
|
02
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: História
ANO:
9º TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
04 e 08/03
|
·
Povos antigos
·
Povos da Mesopotâmia
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
localizando a Mesopotâmia antiga e atual
|
|
|||
11 e 15/03
|
•
O Egito Antigo
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo
|
Exercício
escrito
|
|||
18 e 22/03
|
·
A África antiga
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos
|
|
|||
25 e 29/03
|
·
Impérios da
África Antiga
|
|
Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro
de observação
|
|
|||
01 e 05/04
|
Os Gregos
|
03
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
|
Exercicio
|
|||
08 e 12/04
|
Cultura grega
Romanos
|
03
|
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
|
Exercicios em sala
|
|||
15 e 19/04
|
·
Divisão do
Império Romano
|
03
|
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
Exibição de Video do Império Romano com roteiro de
observação
|
Exercicio escrito extra sala
|
|||
22 e 26/04
|
·
A Formação do
Cristianimso
|
|
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens que remete ao
cristianismo
Revisão geral dos conteúdos
|
|
|||
29/04
|
·
Aplicação de
prova escrita
|
02
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
|||||||
RECURSOS DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Revistas: National Geographic (exemplificação e
manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
PLANEJAMENTO
BIMESTRAL/2013
|
|||||||
|
|||||||
DISCIPLINA: Geografia
ANO:
6º TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima
|
|||||||
|
|
|
|
||||
PROGRAMA
|
|||||||
DATA
|
CONTEÚDOS
|
Nº DE
AULAS
|
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
|
AVALIAÇÃO
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
|
•
|
|
|
|
|||
|
·
|
|
|
|
|||
05/04
|
·
Paisagens
naturais e paisagens culturais
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
(revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das
séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves
|
|
|||
12/04
|
·
Orientação e
Localização
·
Rosa dos Ventos
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
|
Exercício
escrito
|
|||
19/04
|
•
Elementos do
mapa
•
Escala
•
Formas de
Relevo
•
Montanhas
•
Planaltos
•
Planícies
•
Depressões
•
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
Produção individual do aluno sobre a aula
|
|
|||
26/04
|
·
Regionalização
Brasil: Norte, Centro – Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul
·
|
02
|
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Revisão do Conteúdo
Correção de exercicios
|
|
|||
03/05
|
·
Prova escrita
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|||
|
·
O lugar em
geografia (pag. 12 a 17)
|
|
Leitura coletiva e discussão com os alunos
|
Exercicios do final do capítulo extra sala
|
|||
|
|||||||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||||
Livros: didáticos de outras
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data
show.
|
|||||||
|
|||||||
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
|||||||
CARVALHO,
Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo:
Fundamentos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do Aluno, Coleção Geografias do
MUndo 6º ano)
|
|||||||
CONSIDERAÇÕES
E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
|
|||||||
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos
já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no
objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento
seguirá o livro didático.
|
|||||||
Paulino Neves, 14 de março de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário