Planos

Caixa de texto: INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA MADALENA – IEMMa
Z1wfvmr0.jpg



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 9º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
30/07
·         Continuação (previsto mas não foi concluido no Plano anterior)
·         Origem das desigualdades internacionais (p. 196 a 199) Capítulo 9
·         A Revolução Industrial e a Modernização dos atuais países ricos (p. 199 a 205)
·         Livro Pradidático União Europeia




02
Aula expositiva e leitura direcionada
Uso de imagens das três estapas da Revolução Industrial
Discussão na sala
Exercícoo do cap. 9
Exercício do paradidático
06/08
Etapas da Revolução Industrial (cont.)
O colonialismo contribuiu decisivamente para o subdesenvolvimento (p. 205 a 208)
02
Exibição de video sobre a Revolução Industrial com roteiro de observação
Uso e exploração visual e verbal de imagens da revulução industrial

Produção de Relato sobre o filme
Exercícoo do capítulo (p. 209 a 214)

13/08
Música a fábrica (Renato Russo)
Os três mundos: economias de mercado e planificada (Cap. 10)
Os dois tipos de economia (p. 215 a 220)
Os três mundos (p. 221 a 225)
02
Iniciar a aula ouvindo a música a fábrica e sugestão de atividade da página 231
Uso de mapa múndi destacando imagens com os três mundos com auxílio do data show
Aula expositiva e dialogada

Exercício do paradidático
Exerccíco no final do capítulo (p. 226 a 230)
20/08
Os três mundos (p. 221 a 225) Continuação
Pobreza,  fome e exclusão social- Capítulo 11
·         O que é pobreza (p. 232 a 236)
02
Uso de mapa múndi destacando os três mundos com auxílio do data show
Aula expositiva e dialogada
Revisão do conteúdo
Correção de exercício


27/08
·         Prova
02
Aplicação de prova no 1º horário
Revisão para recuperação 2º horário


03/09
Pobreza,  fome e exclusão social- Capítulo 11
·         Causas da pobreza
·         Pobreza e fome
·         Pobreza e exclusão social (p. 236 a 241)
·         Da Divisão Internacional do Trabalho à globalização (Capítulo 12) p. 250 a 253
02
Uso de mapa múndi destacando mapas temáticos (IDH, fome etc) com auxílio do data show

Exercício final do capítulo   (p. 242 a 244)
e exercíco extra (dirigido)

10/09
Aula de campo (conteúdo pobreza)

02
Roteiro de observação elaborado pelo professor
Aplicar um questionário semi-estruturado
Visita a uma comunidade (Proximidade das dunas ou área do Monte Castelo (favela)

Relatório sistematizado da aula de campo
17/09
Globalização (p. 253 a 261)
02
Uso e exploração visual e verbal de imagens da globalização e empresas globais 
Revisão do conteúdo (slides)
Exercícoo do cap. (p. 262 a 267)
Exercício do paradidático
24/09
·         Prova









RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didático e paradidático
Revistas: National Geographic
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta blog, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAGALHAES, Claudia. [Et al]. Geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção Perspectiva) 9º ano
VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 9º ano)
Paradidático União Europeia (colocar referência)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA


                                                                                                                                         Tutóia-Ma, 03 de julho de 2013
Caixa de texto: INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA MADALENA – IEMMa
Z1wfvmr0.jpg



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 7º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
30/07
·         Relevo e Climas (Cap. 7)
·         A dinâmica da Natureza
·         Estrutura geológica do relevo
·         Clima e massas de ar (p. 144 a 155)
02
Aula expositiva e dialogada abordando explorando imagens de relevo
Mapa de relevo do Nordeste
Exibição de vídeo Massas de Ar
Exercício do capítulo
Exerccício paradidático Exodo Rural
06/08
Início da aula com a música Aguas de Março (p.165)

·         Os tipos de clima do Brasil (p. 156 a 159)
·         Hidrografia e Biomas – Capitulo 8
·         Hidrografia brasileira (p. 166 a 169)

02
Início da aula com a música Aguas de Março (p.165)
Aula expositiva e dialogada com leitura compartilhada
Mapa de climas com uso do datashow
Previsão [à tarde] (Aula de campo- visita a indústria de gelo em Tutóia, para observação de funcionamento- com roteiro de observação)

Exercício do cap. (p.169 a 170)
Relatório da aula de campo
13/08
·         Hidrografia brasileira (p. 170 a 175)
·         Biomas brasileiros (p. 176 a 181)
02
Exploraçãlo de mapas hidrográficos e de vegetação com uso de datashow
Uso de textos extras da revista National Geogrphic
Uso de imagens da vegetação de Tutóia (povoados)
Exercício em folha extra
Exercício do capitulo (p. 162 a 167)
20/08
·         Problemas ambientais (Capítulo 9)
·         Problemas ambientais dos centros urbanos (p. 188 a 192)
02

Previsão [à tarde] (Aula de campo – visita ao bairro comum [área de expansão])
Uso de data show (slides) Reevisão para prova
Correção de exercício   
27/08
·         Prova
02
Aplicação de prova (1º horário)
Revisão para recuperação (2º horário)

03/09
·         Problemas ambientais do meio rural
·         Devastação da Floresta Amazõnica e Poluição no Pantanal
·         Poluição no litoral (p. 193 a 198)


 Uso de slides detalhando os principais problemas ambientais do Brasil e de Tutóia


Exercício do capítulo (p. 199 a 203)
Exercício paradidático


10/09
·         Aula de campo (focos de poluição da praia da Barra)
02
Aula de campo na Praia da Barra para observação do foco de poluição
Com roteiro de observação

Relatório sistematizado da Aula de Campo
17/09
As regiões brasileiras (Capítulo 10)
O que é região? (208 a 216)

02

Exibição do Video Ilha das Flores
Comparar as duas formas de regionalizar o Brasil (IBGE e Geoeconômica) com uso de mapas
Revisão para prova

Correção de exercício
24/09
·         Prova
02
Aplicação de prova (1º horário)
Revisão para recuperação (2º horário)







RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta blog, PC, datashow.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAGALHAES, Claudia. [Et al]. Geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção Perspectiva) 7º ano
VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 7º ano)
________, José William. PORTELA, Fernando. Êxodo rural e urbanização. 17 ed. São Paulo: Ática, 2004.

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA



Tutóia-Ma, 03 de julho de 2013





Caixa de texto: INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA MADALENA – IEMMa
Z1wfvmr0.jpg





PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 8º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
31/07
·         Os países andinos e as Guianas (cap. 7)
·         América Andina (p. 136 a 148)
02
Aula expositiva e dialogada com uso de mapas em slides
Explorando em mapas cada país dessas regiões americanas
Uso do livro paradidático Estados Unidos e Cuba com leitura dirigida
Exercício dos paradidáticos Estados Unidos e Cuba

07/08
·         Guianas (p. 149 a 151)
·         México e América Central (Introdução) Capítulo 8 (p. 156 a 162)
02
Explorando em mapas cada país dessas regiões americanas
Aula expositiva e dialogada com leitura compartilhada
Correção de exercícios

Exercício final do capítulo (p. 152 a 155)
14/08
·         México e América Central (p. 163 a 164)
·         América Central (165 a 172)

Explorando em mapas cada país dessas regiões americanas
Revisão para prova

21/08
·         Prova
02
Aplicação de prova (1º horário)
Revisão para recuperação (2º horário)
Exercício no final capítulo 8
28/08
·         África (I): aspectos gerais (cap. 9)
·         Conflitos étnicos, culturais e militares (p. 182 a 193)
02
Exibição de 5 min do filme Diários de Motocicleta
E 5 min do Filme A Missão
Correção de exercício
Aula expositiva e dialogada e leitura dirigida
Usando mapas de regionalização africana
Exercício dirigido
04/09
·         A pobreza da África Subsaariana (p. 194 a 196)
·         África (II): diversidades regionais (cap. 10)
·         África Setentrional (p. 200 a204)

Aula expositiva usando mapas de regionalização africana evidenciando as disparidades em um mesmo continente

Exercício final cap. 9
11/09
África Subsaariana (p. 205 a 211)
02
Aula expositiva usando mapas de regionalização africana evidenciando as disparidades em um mesmo continente

Exercício final cap. 10
18/09
·         Oriente Médio (I): aspectos gerais, Israel e Palestina (Cap. 11)
·          (INTRODUÇAO) (p. 216 a 218)
02
Correção exercício
Revisão para prova


25/09
·         Prova
02
Aplicação de prova (1º horário)
Revisão para recuperação (2º horário)







RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, vídeos, ferramenta blog, PC, datashow.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAGALHAES, Claudia. [Et al]. Geografia. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção Perspectiva) 9º ano
PORTELA, Fernando. ALVAREZ, Cesar. Cuba em Perspectiva. 14 ed. São Paulo: Ática, 2008.
PORTELA, Fernando. RUA, João. Estados Unidos. São Paulo: Ática, 2006.
VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 8º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA

O conteúdo deste volume é muito extenso
Nessa série será preciso, pelo menos, umas seis aulas extras considerando que findando este bimestre ainda faltam 6 (seis) capítulos a serem trabalhados.
As aulas extras poderiam ser intercaladas nos 4 meses restantes


Tutóia-Ma, 03 de julho de 2013



Caixa de texto: INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA MADALENA – IEMMa
Z1wfvmr0.jpg


PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 9º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
07/05
·         Japão (cap. 6) p. 120 a 128
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show
Exercício
14/05
·         Cont. Japão: a megalópoloe mais populosa do mundo (p. 128 a 135)
02
Aula expositiva e dialogada com leitura compartilhada
Revisão conteúdo (slides)
Uso do paradidático com questões
Exercício final do capítulo e extra (dirigido)
Exercício do paradidático
21/05
·         Prova mensal
·         Austrália e Nova Zelândia: aspectos gerais

02
Uso de mapa múndi destacando a Ocenia com auxílio do data show
Aula expositiva e dialogada


28/05
·         Austrália, o ggante da Oceania (Cap. 7) p. 140 a 151
·         Nova Zelândia (p. 151 a 162)
02
Uso de mapa múndi destacando a Ocenia com auxílio do data show
Aula expositiva e dialogada
Revisão para recuperação (slides)
Exercício
04/06
·         IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (p. 174 a 183)
02
Correção de exercicio cap. 7
Uso de mapa múndi destacando mapas temáticos (IDH, fome etc) com auxílio do data show

Exercício final do capítulo 7 e exercíco extra (dirigido)
11/06
·         Livro Pradidático EU
·         Comentários sobre o IDH 2011 (p. 184 a 189)
·         Origem das desigualdades internacionais (p. 196 a 199)

Aula expositiva e leitura direcionada
Discussão na sala
Exercício do cap. 8 (extra-sala)
Exercício dirigido p. 203
18/05
Etapas da Revolução Industrial (p. 199 a 208)
02
Uso e exploração visual e verbal de imagens da revulução industrial
Revisão do conteúdo (slides)
Exercícoo do cap. 9
Exercício do paradidático
25/06
·         Prova bimestral
·          
02
Após prova: revisão recuperação


·         Estudar capítulos 10 (tarefa de férias)
·         Livro paradidático

Questões do paradidático
Exercício cap. 10






·          














·          




·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didático e paradidático
Revistas: National Geographic
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta blog, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DOBB, Edwin. A nova terra do petróleo. Revista National Geographic, março 2013, nº 156, p. 55. Ed. Abril: 2013.
VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 9º ano)
Paradidático União Europeia (colocar referência)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA




                                                                                                                                         Tutóia, 14 de abril de 2013
Caixa de texto: INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA MADALENA – IEMMa
Z1wfvmr0.jpg


PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 7º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
07/05
·         Cont. Industrialização (Do artesananto a indústria moderna) p. 72 a 79
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteúdos (revisão dos conteúdos)
Exposição oral e uso de slides

Exercício
Exerccício paradidático Estados Unidos
14/05
·         A industrialização no Brasil (p. 79 a 85)
02
Aula expositiva e dialogada com leitura compartilhada
Previsão [à tarde] (Aula de campo- visita a indústria de gelo em Tutóia, para observação de funcionamento- com roteiro de observação)

Exercício do cap. 4
Relatório da aula de campo
21/05
·         Aplicação de prova escrita
·          
02


28/05
·         Urbanização: a urbanização do Brasil
·         Spítio urbano
·         Função das cidades
·         Centro e expansão das cidades (p. 90 a 96)
02
Leitura de todo o tema proposto e leitura dirigida
Previsão [à tarde] (Aula de campo – visita ao bairro comum [área de expansão])
Uso de data show (slides) mapas e tabelas
Exercício dirigido  
04/06
·         Regiões metropolitanas
·         Rede urbana
·         Problemas urbanos (p. 97 a 106)
·         Livro paradidático
02
Exploração de mapas com auxílio do data show
Revisão do conteúdo abordado com uso de slides
Exercício livros: paradidático e didático (final do cap. 5)
11/06
·         Meio rural: o novo rural brasileiro (cap. 6)
·         Produtos agrícolas (p. 114 a 124)

 Uso de slides detalhando cada um dos produtos brasileiros e seu local de produção

Exercício
Exercício paradidático
18/05
·         Pecuária (cont. meio rural) – cap. 6
·         Estrutura fundiária e reforma agrária (p. 128 a 131)
02
Revisão do conteúdo abordado com uso de slides
Correção de exercícios

25/06
Aplicação de prova escrita
02
Revisão (para recuperação) após prova



·          
02




02



·          










02



·          
02



·          
02



RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, ferramenta blog, PC, datashow.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 7º ano)
________, José William. PORTELA, Fernando. Êxodo rural e urbanização. 17 ed. São Paulo: Ática, 2004.

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA



Tutóia, Tutóia, 14 de abril de 2013









Caixa de texto: INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA MADALENA – IEMMa
Z1wfvmr0.jpg




PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 8º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
08/05
·         Cont. Regiões geoeconômicas: O Norte e o Sul
·         Países ricos e países pobres (p. 76 a 86)
02
Aula expositiva e dialogada com uso de mapas em slides
Exibição de vídeo 20 min (cortar trechos) – A história das coisas
Exercício final do cap. 4
15/05
·         O que é a América Latina? (p. 98 a 106)
02
Aula expositiva e dialogada com leitura compartilhada
Exploração de mapas das américas nos slides
Revisão dos conteúdos
Correção de exercícios
Uso do livro paradidático Estados Unidos com leitura dirigida
Exercício do didático e paradidático
22/05
·         Prova mensal
·          

Revisão para recuperação após prova

29/05
·         Cont. O que é a América Latina? (p. 107 a 112)
02
Correção de exercício
Aula expositiva e dialogada
Uso de mapas
Exercício do cap. 5
05/06
·         O Mercosul e os países platinos – cap. 6
·         (p. 118 a 126)
02
Correção de exercício
Aula expositiva e dialogada e leitura dirigida

Exercício dirigido
12/06
·         Expansão do Mercosul (p. 127 a 130)
·         Países andinos e as Guianas- Cap. 7 (p. 136 a 141)

 Aula expositiva e dialogada
Uso de mapas das américas com uso de datashow
Exercício do cap. 6
Exercício do livro p. 139, 140 e 141
19/05
·         América Andina (p. 139 a 151)
·         Guianas

02
Correção de exercícios
Uso de mapas e aula dialogada evidenciando os páises que compõem cada uma das américas citadas
Revisão do conteúdo abordado com uso de slides

26/06
·         Prova bimestral
02
Revisão (para recuperação) após prova




·          
02




02



·          










02



·          
02



·          




RECURSOS DIDÁTICOS
Livros: didático e paradidático
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, vídeos, ferramenta blog, PC, datashow.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia: o espaço social e o espaço brasileiro.São Paulo: Ática, 2012. (Livro do professor, Projeto Teláris 8º ano)
PORTELA, Fernando. ALVAREZ, Cesar. Cuba em Perspectiva. 14 ed. São Paulo: Ática, 2008.
PORTELA, Fernando. RUA, João. Estados Unidos. São Paulo: Ática, 2006.
CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA


Tutóia, 14 de abril de 2013


Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma 


PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
05/03
·         Paisagens naturais e paisagens culturais
·         Paralelos e Meridianos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves

12/03
·         Orientação e Localização
·         Rosa dos Ventos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

 Exercício escrito
19/03
      Elementos do mapa
      Escala
      Montanhas
      Planaltos
      Planícies
      Depressões
      Relevo
       
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo

26/03
·         Placas Tectônicas
·         Regionalização Mundial
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides


02/04
·         Países do Mundo
·         Grandes paisagens naturais
02
Projeção de mapas no datashow e aula dialogada
Exercício extra sala
04/04
·         Regionalização Brasil
·         Sub regiões do Nordeste
·          

Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos

16/04
População do Brasil, do Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves

02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

Exercicio
23/04
·         Zonas climáticas
·         Paralelos e Meridianos
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Correçao de exercicios
Revisão do conteúdo

30/04
·         Prova escrita









·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras  
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 9º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013
Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
04/03
·         Paisagens naturais e paisagens culturais
·         Paralelos e Meridianos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves

11/03
·         Orientação e Localização
·         Rosa dos Ventos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

 Exercício escrito
18/03
      Elementos do mapa
      Escala
      Montanhas
      Planaltos
      Planícies
      Depressões
      Relevo
       
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo

25/03
·         Regionalização Brasil
·         Sub regiões do Nordeste
·          

Exibição de video sobre a regionalização do Brasil
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de imagens de outros livros didaticos

01/04
População do Brasil, do Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves

02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

Exercicio
08/04
Continuação: População do Brasil, do Maranhão, de Tutóia e de Paulino Neves

02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides


15/04
·         Mapas

Uso de mapas do Brasil, Mundi e do Maranhão
Comparando escalas e títulos
Leitura dos mapas evidenciando países, estados e municipios
Exercicio escrito extra sala
22/04
·         Revisao dos conteúdos trabalhados

Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens

29/04
·         Prova escrita









·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio)
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: redes e fluxos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do professor, Coleção Geografias do MUndo 8º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013
Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: História                                                                        ANO: 8º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
05 e 07/03
·         Povos antigos
·          
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos


12 e 14/03
·         Povos da Mesopotâmia
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides localizando a Mesopotâmia antiga e atual

 Exercício escrito
19 e 21/03
      O Egito Antigo
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo


26 e 28/03
·         A África antiga
03

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos

02 e 04/04
Impérios da África Antiga
03
Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos

Exercicio
09 e 11/04
Cont. Impérios da África Antiga
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro de observação

Exercicios em sala
16 e 18/04
·         Os Gregos
03
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)

Exercicio escrito extra sala
23 e 25/04
·         Cultura grega
03
Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens da África e Grécia antigas
Revisão geral dos conteúdos

30/04
·         Aplicação de prova escrita
02








·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013











Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: História                                                                        ANO: 9º                          TURNO: Noturno
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO
04 e 08/03
·         Povos antigos
·         Povos da Mesopotâmia
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de imagens de outros livros didaticos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides localizando a Mesopotâmia antiga e atual


11 e 15/03
      O Egito Antigo
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens caracteristicas do Egito antigo

 Exercício escrito
18 e 22/03
·         A África antiga
03

Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de imagens de outros livros didaticos

25 e 29/03
·         Impérios da África Antiga

Resolução de exercicios em sala
Exposição oral e com data show dos conteudos
Exibição de Video O Império de Cartago com roteiro de observação


01 e 05/04
Os Gregos
03
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)

Exercicio
08 e 12/04
Cultura grega
Romanos
03
Uso de mapas localizando a Grécia Antiga
Uso de imagens da Grécia antiga (ruínas)
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
Exercicios em sala
15 e 19/04
·         Divisão do Império Romano
03
Uso de mapas antigos evidenciando a Roma Antiga
Resolução de exercicios
Exibição de Video do Império Romano com roteiro de observação
Exercicio escrito extra sala
22 e 26/04
·         A Formação do Cristianimso

Correção de exercicios
Aula expositiva e dialogada com uso de datashow
Explorando mapas e imagens que remete ao cristianismo
Revisão geral dos conteúdos

29/04
·         Aplicação de prova escrita
02








·          




RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Revistas: National Geographic (exemplificação e manuseio) Síria
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013





Caixa de texto: Escola João Crisóstomo – Paulino Neves-Ma
 



PLANEJAMENTO BIMESTRAL/2013

DISCIPLINA: Geografia                                                                          ANO: 6º                          TURNO: Matutino
PROFESSOR: Elivaldo Ramos Lima                                                        




PROGRAMA
DATA
CONTEÚDOS
Nº DE AULAS
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
AVALIAÇÃO

·          




·          




       




·          



05/04
·         Paisagens naturais e paisagens culturais
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos (revisão dos conteúdos) resgatando o o nível de compreensão do aluno das séries anteriores
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso do mapa múndi
Uso de imagens de outros livros didaticos
Imagens de Paulino Neves

12/04
·         Orientação e Localização
·         Rosa dos Ventos
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides

 Exercício escrito
19/04
      Elementos do mapa
      Escala
      Formas de Relevo
      Montanhas
      Planaltos
      Planícies
      Depressões
       
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Uso de figuras com as formas de relevo
Produção individual do aluno sobre a aula

26/04
·         Regionalização Brasil: Norte, Centro – Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul
·          
02
Aula expositiva e dialogada abordando os conteudos
Uso de mapa múndi com auxílio do data show e slides
Revisão do Conteúdo
Correção de exercicios  


03/05
·         Prova escrita









·         O lugar em geografia (pag. 12 a 17)

Leitura coletiva e discussão com os alunos
Exercicios do final do capítulo extra sala

RECURSOS DIDÁTICOS

Livros: didáticos de outras 
Quadro, pinceis, mapas, slides, réguas, PC, data show.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fundamentos. São Paulo: FTD, 2009. (Livro do Aluno, Coleção Geografias do MUndo 6º ano)

CONSIDERAÇÕES E/OU SUGESTÕES DA DIRETORIA
Obs: Todas as aulas foram planejadas com conteudos já vistos pelos alunos em anos anteriores e esse planejamento se centrou no objetivo de resgatar e revisar esses conteúdos. O proximo planejamento seguirá o livro didático.


                                                                                                                                         Paulino Neves, 14 de março de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário