UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Componente Curricular: Geografia
Ano:
9º Turma: Turno: Noturno PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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METODOLOGIA
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RECURSOS
DIDÁTICOS
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AVALIAÇÃO
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Ler e interpretar mapas variados
Localizar países e regiões usando o mapa múndi
Fazer o uso da escala e determinar distâncias em
mapas
Compreender o conceito de globalização e a
organicidade das empresas globais
Conhecer o que é a ONU e Conselho de Segurança
Saber que os países se organizam em blocos
econômicos
Compreender a dinâmica populacional dos países e
o que revela o IDH-Indice de Desenvolvimento Humano sobre os países
Perceber que a problemática ambiental atual
requer consciência para o uso dos recursos naturais, bem como os problemas decorrentes do efeito
estufa, da degradação dos ambientes naturais entre outros danos.
Identificar e reconhecer em um mapa os maiores
centros urbanos do globo
Conceituar rede urbana, cidades globais e cidades
regionais, pequenas, médias e grandes
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Cap. 1
Ideias, mapas e mundos
Norte, sul, leste e oeste: significados e
localizações
Cap. 2
Globalização, tecnologia e empresas
multinacionais
Acordos e associações
Cap. 3
O espaço dos governos mundiais
A ONU e o Conselho de Segurança
Outros Blocos, associações e organizações
As Organizações não Governamentais
Cap. 4
Um mundo de populações
A geografia das desigualdades e o que o IDH
revela
Cap. 5
Questão ambiental questão mundial
O efeito estufa e o aquecimento global
Cap. 6
Viver na cidade, viver em rede
Redes urbanas e cidades mundiais e conexões
globais
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As aulas serão trabalhadas explorando os
conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
Leituras coletivas e individuais em sala e
propostas para casa
Discussão com a turma para compreensão e
resolução das atividades
Realização de aulas de campo e produção de
relatórios dessas aulas
Usando o quadro para explicação de conteúdos além
de imagens na facilitação da assimilação
E outros métodos que surgirão com a flexibilidade
do presente plano
|
Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola
Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as
aulas dadas
|
Quantitativa
Exercícios escritos
Provas escritas
Trabalhos escritos
Realização de tarefas propostas pelo professor ,
como exemplo aulas de campo
Qualitativa
Participação
Assiduidade
|
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia.
Geografias do mundo: redes e fluxos, 9º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo:
FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
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UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Componente Curricular: História
Ano:
9º Turma: Turno: Noturno PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
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RECURSOS
DIDÁTICOS
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AVALIAÇÃO
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Ler e interpretar mapas variados
Compreender as transformações no mundo entre os
séculos XIX e XX
Entender a divisão do mundo em nações
imperialistas e suas diferenças nos continentes
Saber por que o norte e o sul dos Estados Unidos
entraram em Guerra
Entender quais motivos levaram à Primeira e a
Segunda Guerra Mundiais
Compreender o período entre Guerras e o que foi a
Revolução Russa e quais mudanças provocaram no mundo
Localizar países e regiões históricas e de
conflitos e mesmo mudança geopolítica usando o mapa múndi
Perceber com o uso de uma mapa as mudanças
politicas do mundo pós guerra
Compreender que o Brasil passou por diversas
crises e mudanças ao longo dos anos do século XX
Diferenciar Ditadura de Democracia brasileiras
Saber que consequências e mudanças causaram para
o Brasil a Ditadura e os programas de vários governos
Diferenciar as formas e ações governamentais na
era FHC e LULA
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Cap. 1
Como o mundo se transformou entre os séculos XIX
e XX?
Liberalismo e nacionalismo
Socialismo
Cap. 2
Por que havia rivalidades entre as nações
imperialistas?
Imperialismo na América, na África e na Ásia
Cap. 3
Por que o Norte e o Sul dos Estados Unidos
entraram em Guerra?
Sul escravista x norte liberal
Cap. 4
Como foi a Primeira Guerra Mundial?
Cap. 5
Como foi a Revolução Russa?
Uma experiência socialista
Cap. 6
Como foi o período entre guerras?
Crise de 1929
Nazismo e Fascismo
Cap. 7
Por que o mundo se envolveu na Segunda Guerra
Mundial?
Politica de alianças
Novas fronteiras geopolíticas
Cap. 8
Como ocorreu a crise das oligarquias?
Crescem as cidades e as indústrias
1930: fim do “café com leite”
Cap. 9
Como o Brasil ficou entre a Ditadura e a
Democracia
1937: um golpe na democracia
A ditadura do Estado Novo
Queda de Vargas
Cap. 10
O que significou a Guerra Fria?
Descolonização da África e da Ásia
Cap. 11
Como foram a política desenvolvimentista e a
Ditadura no Brasil?
Governo JK: “50 anos em 5”
Jânio e Jango: a frágil democracia
Regime Militar
Cap. 12
Como foi a redemocratização do Brasil?
Das Diretas Já ao Impeachment: o endurecimento da
democracia brasileira
Desemprego, miséria e analfabetismo
Cap. 13
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
Desestruturação da URSS
Unificação de mercados
Cap. 14
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
A era FHC
A era LULA
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As aulas serão trabalhadas explorando os
conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
Leituras coletivas e individuais em sala e
propostas para casa
Discussão com a turma para compreensão e
resolução das atividades
Realização de aulas de campo e produção de
relatórios dessas aulas
Usando o quadro para explicação de conteúdos além
de imagens de cada período histórico na facilitação da assimilação
E outros métodos que surgirão com a flexibilidade
do presente plano
|
Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola
Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as
aulas dadas
|
Quantitativa
Exercícios escritos
Provas escritas
Trabalhos escritos
Realização de tarefas propostas pelo professor ,
como exemplo aulas de campo
Qualitativa
Participação
Assiduidade
|
BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela história,
9º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. – (Coleção navegando pela
história)
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UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Componente Curricular: Geografia
Ano:
8º Turma: D
Turno:
Noturno PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
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AVALIAÇÃO
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Ler e interpretar mapas variados
Localizar países e regiões usando o mapa múndi
Identificar as fronteiras politicas e naturais dos
ligares em mapas
Determinar as coordenadas geográficas de lugares
em mapas múndi
Conceituar latitude e longitude
Calcular o fuso horário de um lugar a partir do
mapa de fusos
Conhecer os acordos e blocos das Américas, da
Europa e da Ásia
Conhecer o bloco que o Brasil faz parte na
América do Sul
Conhecer a regionalização do mundo
Conhecer as particularidades dos países asiáticos
e tigres asiáticos
Compreender o que o regime do apartheid significou
para a África do Sul
Conhecer as características do continente
antártico e da Oceania
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Cap. 1
A Terra e a geografia de suas fronteiras
Cap. 2
A Terra, o Sol, os tempos e suas fronteiras
Grandes formações vegetais e o conteúdo de suas
fronteiras
Os movimentos da Terra
As coordenadas geográficas
Cap. 3
A geografia das culturas e suas fronteiras
Geografia e significado das fronteiras politicas
Cap. 4
Os complexos geográficos e suas fronteiras
Regiões, lugares e países na geografia do globo
Cap. 5
As integrações e desintegrações americanas
América, Américas
Uniões e acordos na América Latina
Cap. 6
As articulações e desarticulações europeias
A formação da União Europeia
A URSS e a Guerra Fria
Cap. 7
O Oriente Médio e a Ásia Central
A Ásia Central
Cap. 8
A Índia, a China, o Japão e os Tigres Asiáticos
Cap. 9
A África
A diversidade do meio físico
A África do Sul e o apartheid
Cap. 10
A Oceania e a Antártica
Oceania: as marcas do passado
Antártida: fronteiras diferentes
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As aulas serão trabalhadas explorando os
conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
Leituras coletivas e individuais em sala e
propostas para casa
Discussão com a turma para compreensão e
resolução das atividades
Realização de aulas de campo e produção de
relatórios dessas aulas
Usando o quadro para explicação de conteúdos além
de imagens na facilitação da assimilação
E outros métodos que surgirão com a flexibilidade
do presente plano
|
Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola
Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as
aulas dadas
|
Quantitativa
Exercícios escritos
Provas escritas
Trabalhos escritos
Realização de tarefas propostas pelo professor,
como exemplo aulas de campo
Qualitativa
Participação
Assiduidade
|
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias
do Mundo: Fronteiras: redes e fluxos, 8º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD,
2009. – (Coleção geografias do mundo)
|
UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Componente Curricular: História
Ano:
8º Turma: D
Turno:
Noturno PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
|
|
As aulas serão trabalhadas explorando os
conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
Leituras coletivas e individuais em sala e
propostas para casa
Discussão com a turma para compreensão e
resolução das atividades
Realização de aulas de campo e produção de
relatórios dessas aulas
Usando o quadro para explicação de conteúdos além
de imagens na facilitação da assimilação
E outros métodos que surgirão com a flexibilidade
do presente plano
|
Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola
Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as
aulas dadas
|
Quantitativa
Exercícios escritos
Provas escritas
Trabalhos escritos
Realização de tarefas propostas pelo professor,
como exemplo aulas de campo
Qualitativa
Participação
Assiduidade
|
BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela história, 8º
ano. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. – (Coleção navegando pela
história)
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UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Componente Curricular: História
Ano:
6º Turma: B
Turno:
Matutino PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
Conceituar lugar na geografia
Compreender a complexa geografia dos lugares
Perceber que as pessoas mudam os lugares e os
lugares mudam com o tempo
Relacionar uma mudança de um lugar com um fator
da natureza
Reconhecer o planeta Terra no Sistema Solar
Conhecer os períodos de mudança na geografia do
planeta Terra
Perceber o ser humano e o tempo como agente
modificador da paisagem
Reconhecer elementos específicos em diferentes
paisagens do planeta
Relacionar um tipo de vegetação a área climática
do globo
Entender que dependendo da zona climática, da
temperatura e da altitude tem-se diferentes tipos de vegetação
Conhecer os principais tipos de floresta do mundo
identificando as do Brasil
Entender a água como recurso natural vital e
finito
Relacionar as águas fluviais ao relevo
Saber ler um mapa a partir de seus elementos
Identificar legenda, escala, orientação e titulo
em um mapa
Identificar a coordenada geográfica de um lugar
ou país utilizando um mapa com paralelos e meridianos
Saber que os mapas são feitos a partir de imagens
aéreas ou de satélites
Assimilar o planeta Terra como uma fonte de vida
e de divisão cultural e geográfica
Reconhecer no planeta Terra uma diversidade
biológica
Saber que os seres animais se relacionam com o
meio e tem entre si uma relação de interdependência
Diferençar espaço físico de espaço político, no
entanto, relacioná-los
Localizar em uma mapa as principais tribos do
mundo
Conhecer através de um mapa algumas das
organizações mundiais
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Cap. 1
O lugar da Geografia: lugar e lugares
Cap. 2
A complexa geografia dos lugares
As pessoas e seus lugares
Mudanças na paisagem
As forças da natureza e as diversas paisagens
Cap. 3
Histórias e geografias que os lugares revelam
A construção das paisagens terrestres
Terra: um complexo biológico, físico e humano
Cap. 4
Os ambientes produzidos pelos seres humanos
As paisagens mudam ao longo do tempo
As diferentes paisagens do planeta
Cap. 5
A geografia física dos ambientes terrestres:
clima e vegetação
A superfície terrestre e a vegetação
Cap. 6
A geografia física dos ambientes terrestres: água
e relevo
Desgaste e construção da superfície
A ação humana sobre o ciclo da água
Cap. 7
As imagens, os lugares e os mapas
Oriente seu mapa
As coordenadas e as legendas
Cada mapa em sua escala
Cap. 8
A vida no planeta Terra
Um planeta biogeográfico
A geografia da vida na Terra
Cap. 9
A diversidade garante a existência da vida
Os seres humanos e a diversidade da vida
Cap. 10
Terra: espaço físico e território político
Bandos e tribos
O mundo estruturado em países
O incremento das relações internacionais
Os países e a gestão política
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As aulas serão trabalhadas explorando os
conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow
Leituras coletivas e individuais em sala e
propostas para casa
Discussão com a turma para compreensão e
resolução das atividades
Realização de aulas de campo e produção de
relatórios dessas aulas
Usando o quadro para explicação de conteúdos além
de imagens na facilitação da assimilação
E outros métodos que surgirão com a flexibilidade
do presente plano
|
Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola
Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as
aulas dadas
|
Quantitativa
Exercícios escritos
Provas escritas
Trabalhos escritos
Realização de tarefas propostas pelo professor,
como exemplo aulas de campo
Qualitativa
Participação
Assiduidade
|
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia.
Geografias do Mundo: Fronteiras: fundamentos, 6º ano. 1. Ed. Renovada. - São
Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
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