Planos de Curso Paulino Neves

Caixa de texto: Paulino Neves – Ma
Direção Escolar: Sophia Rosilene
Coord. Pedagógica:______________________________________________________


UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Componente Curricular: Geografia
Ano:    9º     Turma:              Turno:   Noturno                                       PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO
Ler e interpretar mapas variados
Localizar países e regiões usando o mapa múndi
Fazer o uso da escala e determinar distâncias em mapas

Compreender o conceito de globalização e a organicidade das empresas globais

Conhecer o que é a ONU e Conselho de Segurança
Saber que os países se organizam em blocos econômicos

Compreender a dinâmica populacional dos países e o que revela o IDH-Indice de Desenvolvimento Humano sobre os países

Perceber que a problemática ambiental atual requer consciência para o uso dos recursos naturais, bem  como os problemas decorrentes do efeito estufa, da degradação dos ambientes naturais entre outros danos.

Identificar e reconhecer em um mapa os maiores centros urbanos do globo
Conceituar rede urbana, cidades globais e cidades regionais, pequenas, médias e grandes
Cap. 1
Ideias, mapas e mundos
Norte, sul, leste e oeste: significados e localizações
Cap. 2
Globalização, tecnologia e empresas multinacionais
Acordos e associações
Cap. 3
O espaço dos governos mundiais
A ONU e o Conselho de Segurança
Outros Blocos, associações e organizações
As Organizações não Governamentais
Cap. 4
Um mundo de populações
A geografia das desigualdades e o que o IDH revela
Cap. 5
Questão ambiental questão mundial
O efeito estufa e o aquecimento global
Cap. 6
Viver na cidade, viver em rede
Redes urbanas e cidades mundiais e conexões globais


As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow

Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa

Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades

Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas

Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano


Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola

Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as aulas dadas

Quantitativa

Exercícios escritos

Provas escritas

Trabalhos escritos

Realização de tarefas propostas pelo professor , como exemplo aulas de campo

Qualitativa

Participação

Assiduidade

BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do mundo: redes e fluxos, 9º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)
Caixa de texto: Paulino Neves – Ma
Direção Escolar: Sophia Rosilene
Coord. Pedagógica:______________________________________________________


UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Componente Curricular:  História  
Ano:    9º     Turma:              Turno:   Noturno                                       PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

Ler e interpretar mapas variados
Compreender as transformações no mundo entre os séculos XIX e XX

Entender a divisão do mundo em nações imperialistas e suas diferenças nos continentes

Saber por que o norte e o sul dos Estados Unidos entraram em Guerra

Entender quais motivos levaram à Primeira e a Segunda Guerra Mundiais

Compreender o período entre Guerras e o que foi a Revolução Russa e quais mudanças provocaram no mundo

Localizar países e regiões históricas e de conflitos e mesmo mudança geopolítica usando o mapa múndi


Perceber com o uso de uma mapa as mudanças politicas do mundo pós guerra

Compreender que o Brasil passou por diversas crises e mudanças ao longo dos anos do século XX

Diferenciar Ditadura de Democracia brasileiras


Saber que consequências e mudanças causaram para o Brasil a Ditadura e os programas de vários governos

Diferenciar as formas e ações governamentais na era FHC e LULA
Cap. 1
Como o mundo se transformou entre os séculos XIX e XX?
Liberalismo e nacionalismo
Socialismo
Cap. 2
Por que havia rivalidades entre as nações imperialistas?
Imperialismo na América, na África e na Ásia
Cap. 3
Por que o Norte e o Sul dos Estados Unidos entraram em Guerra?
Sul escravista x norte liberal
Cap. 4
Como foi a Primeira Guerra Mundial?
Cap. 5
Como foi a Revolução Russa?
Uma experiência socialista
Cap. 6
Como foi o período entre guerras?
Crise de 1929
Nazismo e Fascismo
Cap. 7
Por que o mundo se envolveu na Segunda Guerra Mundial?
Politica de alianças
Novas fronteiras geopolíticas
Cap. 8
Como ocorreu a crise das oligarquias?
Crescem as cidades e as indústrias
1930: fim do “café com leite”
Cap. 9
Como o Brasil ficou entre a Ditadura e a Democracia
1937: um golpe na democracia
A ditadura do Estado Novo
Queda de Vargas
Cap. 10
O que significou a Guerra Fria?
Descolonização da África e da Ásia
Cap. 11
Como foram a política desenvolvimentista e a Ditadura no Brasil?
Governo JK: “50 anos em 5”
Jânio e Jango: a frágil democracia
Regime Militar
Cap. 12
Como foi a redemocratização do Brasil?
Das Diretas Já ao Impeachment: o endurecimento da democracia brasileira
Desemprego, miséria e analfabetismo
Cap. 13
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
Desestruturação da URSS
Unificação de mercados
Cap. 14
Quais são as perspectivas do mundo contemporâneo?
A era FHC
A era LULA


As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow

Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa

Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades

Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas

Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens de cada período histórico na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano


Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola

Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as aulas dadas

Quantitativa

Exercícios escritos

Provas escritas

Trabalhos escritos

Realização de tarefas propostas pelo professor , como exemplo aulas de campo

Qualitativa

Participação

Assiduidade

BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela história, 9º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. – (Coleção navegando pela história)










Caixa de texto: Paulino Neves – Ma
Direção Escolar: Sophia Rosilene
Coord. Pedagógica:______________________________________________________


UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Componente Curricular: Geografia
Ano:    8º     Turma:     D         Turno:   Noturno                                       PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

Ler e interpretar mapas variados

Localizar países e regiões usando o mapa múndi

Identificar as fronteiras politicas e naturais dos ligares em mapas

Determinar as coordenadas geográficas de lugares em mapas múndi

Conceituar latitude e longitude

Calcular o fuso horário de um lugar a partir do mapa de fusos

Conhecer os acordos e blocos das Américas, da Europa e da Ásia

Conhecer o bloco que o Brasil faz parte na América do Sul

Conhecer a regionalização do mundo

Conhecer as particularidades dos países asiáticos e tigres asiáticos

Compreender o que o regime do apartheid significou para a África do Sul



Conhecer as características do continente antártico e da Oceania
Cap. 1
A Terra e a geografia de suas fronteiras
Cap. 2
A Terra, o Sol, os tempos e suas fronteiras
Grandes formações vegetais e o conteúdo de suas fronteiras
Os movimentos da Terra
As coordenadas geográficas
Cap. 3
A geografia das culturas e suas fronteiras
Geografia e significado das fronteiras politicas
Cap. 4
Os complexos geográficos e suas fronteiras
Regiões, lugares e países na geografia do globo
Cap. 5
As integrações e desintegrações americanas
América, Américas
Uniões e acordos na América Latina
Cap. 6
As articulações e desarticulações europeias
A formação da União Europeia
A URSS e a Guerra Fria
Cap. 7
O Oriente Médio e a Ásia Central
A Ásia Central
Cap. 8
A Índia, a China, o Japão e os Tigres Asiáticos
Cap. 9
A África
A diversidade do meio físico
A África do Sul e o apartheid

Cap. 10
A Oceania e a Antártica
Oceania: as marcas do passado
Antártida: fronteiras diferentes


As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow

Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa

Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades

Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas

Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano


Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola

Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as aulas dadas

Quantitativa

Exercícios escritos

Provas escritas

Trabalhos escritos

Realização de tarefas propostas pelo professor, como exemplo aulas de campo

Qualitativa

Participação

Assiduidade

BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: redes e fluxos, 8º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)

































Caixa de texto: Paulino Neves – Ma
Direção Escolar: Sophia Rosilene
Coord. Pedagógica:______________________________________________________


UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Componente Curricular: História
Ano:    8º     Turma:     D         Turno:   Noturno                                       PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO



As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow

Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa

Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades

Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas

Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens na facilitação da assimilação

E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano


Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola

Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as aulas dadas

Quantitativa

Exercícios escritos

Provas escritas

Trabalhos escritos

Realização de tarefas propostas pelo professor, como exemplo aulas de campo

Qualitativa

Participação

Assiduidade

BIBLIOGRAFIA
PANAZZO, Silvia. VAZ, Maria Luisa Albiero. Navegando pela história, 8º ano. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. – (Coleção navegando pela história)







Caixa de texto: Paulino Neves – Ma
Direção Escolar: Sophia Rosilene
Coord. Pedagógica:______________________________________________________


UNIDADE ESCOLAR JOÃO CRISÓSTOMO    
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Componente Curricular: História
Ano:    6º     Turma:     B         Turno:   Matutino                                        PLANO DE ENSINO 2013
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO
Conceituar lugar na geografia

Compreender a complexa geografia dos lugares
Perceber que as pessoas mudam os lugares e os lugares mudam com o tempo
Relacionar uma mudança de um lugar com um fator da natureza

Reconhecer o planeta Terra no Sistema Solar
Conhecer os períodos de mudança na geografia do planeta Terra

Perceber o ser humano e o tempo como agente modificador da paisagem
Reconhecer elementos específicos em diferentes paisagens do planeta

Relacionar um tipo de vegetação a área climática do globo
Entender que dependendo da zona climática, da temperatura e da altitude tem-se diferentes tipos de vegetação
Conhecer os principais tipos de floresta do mundo identificando as do Brasil

Entender a água como recurso natural vital e finito
Relacionar as águas fluviais ao relevo
Saber ler um mapa a partir de seus elementos
Identificar legenda, escala, orientação e titulo em um mapa
Identificar a coordenada geográfica de um lugar ou país utilizando um mapa com paralelos e meridianos
Saber que os mapas são feitos a partir de imagens aéreas ou de satélites

Assimilar o planeta Terra como uma fonte de vida e de divisão cultural e geográfica

Reconhecer no planeta Terra uma diversidade biológica
Saber que os seres animais se relacionam com o meio e tem entre si uma relação de interdependência

Diferençar espaço físico de espaço político, no entanto, relacioná-los
Localizar em uma mapa as principais tribos do mundo
Conhecer através de um mapa algumas das organizações mundiais




Cap. 1
O lugar da Geografia: lugar e lugares
Cap. 2
A complexa geografia dos lugares
As pessoas e seus lugares
Mudanças na paisagem
As forças da natureza e as diversas paisagens
Cap. 3
Histórias e geografias que os lugares revelam
A construção das paisagens terrestres
Terra: um complexo biológico, físico e humano
Cap. 4
Os ambientes produzidos pelos seres humanos
As paisagens mudam ao longo do tempo
As diferentes paisagens do planeta
Cap. 5
A geografia física dos ambientes terrestres: clima e vegetação
A superfície terrestre e a vegetação
Cap. 6
A geografia física dos ambientes terrestres: água e relevo
Desgaste e construção da superfície
A ação humana sobre o ciclo da água
Cap. 7
As imagens, os lugares e os mapas
Oriente seu mapa
As coordenadas e as legendas
Cada mapa em sua escala
Cap. 8
A vida no planeta Terra
Um planeta biogeográfico
A geografia da vida na Terra
Cap. 9
A diversidade garante a existência da vida
Os seres humanos e a diversidade da vida
Cap. 10
Terra: espaço físico e território político
Bandos e tribos
O mundo estruturado em países
O incremento das relações internacionais
Os países e a gestão política


As aulas serão trabalhadas explorando os conteúdos com mapas, vídeos e imagens com uso do Datashow



Leituras coletivas e individuais em sala e propostas para casa




Discussão com a turma para compreensão e resolução das atividades




Realização de aulas de campo e produção de relatórios dessas aulas




Usando o quadro para explicação de conteúdos além de imagens na facilitação da assimilação




E outros métodos que surgirão com a flexibilidade do presente plano


Notebook
Data show
Quadro e pinceis
Livros
Revistas
Material do aluno
Equipamentos de áudio, vídeo e som
Material didático da escola

Ferramenta blog:
Criado com a finalidade de veicular na rede as aulas dadas

Quantitativa

Exercícios escritos

Provas escritas

Trabalhos escritos

Realização de tarefas propostas pelo professor, como exemplo aulas de campo




Qualitativa

Participação

Assiduidade

BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo: Fronteiras: fundamentos, 6º ano. 1. Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção geografias do mundo)



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